Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2453
Title: O Ensino mediado por tecnologias na escola pública: processos pedagógicos potencializadores da aprendizagem
Authors: Miranda, Patrícia Ferreira
Keywords: Tecnologias na Educação
Formação Docente
Ensino
Aprendizagem
Psicologia Histórico-Cultural
Issue Date: 2018
Citation: MIRANDA, P. F. O ensino mediado por tecnologias na escola pública: processos pedagógicos potencializadores da aprendizagem. 2018. 155f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Abstract: O ambiente escolar evidencia as transformações ocorridas na sociedade, principalmente, aquelas relacionadas ao desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), pois estas oportunizam novas formas de aprendizagem e de acesso ao conhecimento. Esta conjuntura, por sua vez, desencadeia a necessidade de adequação dos processos de ensino às demandas próprias da contemporaneidade, o que constitui uma discussão relevante e necessária no campo da Psicologia Escolar. Deste modo, a partir do referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa teve por objetivo investigar o processo de incorporação das TDIC nos processos de ensino, por uma professora da educação básica da rede pública estadual em Rondônia. Metodologicamente orientada pelo referencial da pesquisa qualitativa, a investigação contou com a realização de entrevistas, observações, análise documental – de fonte impressa e de meios digitais – e a construção teórica a partir do fulcro vygotskiano e de autores que tratam da temática da tecnologia educacional. Os objetivos específicos focaram-se em levantar a história de formação docente relacionada à inserção das TDIC à prática docente descrever e analisar as práticas pedagógicas da participante para o ensino dos conteúdos escolares, e identificar contribuições dessas práticas pedagógicas para a aprendizagem dos estudantes. A partir da análise dos dados, os resultados permitem afirmar que a docente participante teve um percurso formativo-profissional constituído por ações, cursos e capacitações oriundos de políticas públicas, assim como iniciativas próprias de estudo que colaboraram, direta e efetivamente, para que ela se tornasse uma destacada profissional reconhecida pelos projetos e ações desenvolvidas com o aporte da tecnologia. Por meio desta profissionalização focada em constituir novas competências e habilidades para a docência, sua atuação faz com que os instrumentos tecnológicos sejam entendidos como elementos próprios da constituição sócio-histórica e cultural de seus alunos, não podendo ser desvinculados da escola. Com a colaboração da equipe escolar - gestora, pedagógica e de apoio no Laboratório de Informática Educacional – familiares, professores em formação e parceiros externos, ela procura construir uma rede colaborativa e de apoio à aprendizagem, fazendo com que as TDIC sejam configuradas como instrumentos que mediam o acesso ao conhecimento. Ademais, essa intencionalidade pedagógica dada à tecnologia e que motiva a professora para um contínuo processo de capacitação e estudo, repercute na forma de engajamento discente em todo ato educativo e no desenvolvimento da consciência crítica dos alunos a respeito de sua aprendizagem, transformando-os, também, em produtores e disseminadores de conhecimento, colaboradores mútuos da aprendizagem uns dos outros.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2453
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRANDA, Patrícia Ferreira.pdf2,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.