Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Suelene da Silva-
dc.date.accessioned2019-04-01T15:31:45Z-
dc.date.available2019-04-01T15:31:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBATISTA, Suelene da Silva. Práticas pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Vehlo Calama. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – UNIR, Porto Velho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2456-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia, sob orientação da Profª. Drª Carmen Tereza Velanga.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou o processo de Inclusão Escolar a partir das práticas pedagógicas dos professores para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial (PAEE), do IFRO Campus Porto Velho Calama, nos períodos de 2016 a 2017. A abordagem da pesquisa é qualitativa e do tipo pesquisa-ação, e utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: Análise Documental, visando conhecer a concepção acerca da Inclusão Escolar, estabelecida nos documentos Institucionais e legislações vigentes; Entrevistas Semiestruturadas dirigidas aos professores e aos estudantes, no sentido conhecer as percepções dos mesmos sobre o processo de inclusão escolar e suas implicações no contexto pesquisado; Grupo focal, técnica utilizada para o aprofundamento das problemáticas levantas na pesquisa. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado em autores que discutem a educação inclusiva: Mantoan (2003, 2006); Mazzota (2006, 2011); Mendes (2006a, 2011, 22014b); Carvalho (2005); Sassaki (2005ª); Glat (2005), Bueno (2011), Carvalho (2005, 2012) além da leitura de publicação científicas sobre a Inclusão Escolar e Inclusão na Educação Profissional. Para o embasamento teórico correlacionado aos estudos referentes às práticas pedagógicas apoiamo-nos nos autores: Freire (1996); Zabala (2006); Pimenta (2004); Nóvoa (1992); e Libâneo (2006). Os resultados indicados pela pesquisa foram: a necessidade de maior aproximação entre as práticas pedagógicas e as teorias que fundamentam as concepções pedagógicas da Instituição; Ausência de formação docente e das equipes ao ensino sobre inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial e as especificidades no Ensino Profissional, Básico e Teológico; Questões de natureza técnica administrativa e pedagógicas que impactam no trabalho dos professores e desafiam a inclusão dos alunos. O Produto Final da pesquisa partiu das proposições realizadas durante as fases da pesquisa, que consistiu na elaboração de um plano de ação, construído a partir da colaboração do grupo focal voltada para o desenvolvimento de ações pontuais que intervém nas problemáticas apontadas pela pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-15T15:04:33Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf: 1780902 bytes, checksum: f14421ac848e455aed08d57c43dc1cb9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:31:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf: 1780902 bytes, checksum: f14421ac848e455aed08d57c43dc1cb9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:31:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf: 1780902 bytes, checksum: f14421ac848e455aed08d57c43dc1cb9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-01T15:31:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf: 1780902 bytes, checksum: f14421ac848e455aed08d57c43dc1cb9 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Vehlo Calamapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.