Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2464
Título: Nas tramas do trauma: uma proposta de análise de sinfonia em branco, de Adriana Lisboa
Autor(es): Santos, Querla Mota dos
Palavras-chave: Literatura
Violência
Mulher
Lisboa
Candido
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Q. M. dos. Nas tramas do trauma: uma proposta de análise de sinfonia em branco, de Adriana Lisboa. 2018. 81f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: A violência contra a mulher afronta tanto os Direitos Humanos que, em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a ONU Mulheres, a fim de resguardá-los. Tal violência no Brasil pode ser analisada como efeito do patriarcalismo estabelecido desde a sua colonização e reforçado por um conjunto de discursos religiosos, médicos, políticos, jurídicos, publicitários, dentre outros. Propõe-se, neste estudo, a partir do método crítico sociológico de Antonio Candido, analisar como essa violência constitui Sinfonia em Branco, de Adriana Lisboa, configurando-se como interno da obra. Utilizou-se, principalmente, as teorias de Enrique Dussel, sobre o processo de encobrimento do Outro; quanto à memória, Maurice Halbwachs e Márcio-Seligmann-Silva; Stuart Hall e Gayatri Spivak, sobre identidade. Conclui-se, principalmente, que a violência contra a mulher constitui Sinfonia, enquanto interno e externo, e agrega à narrativa uma multiplicidade de vozes que ecoam os valores de uma sociedade patriarcal, ao mesmo tempo que os contestam.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profa. Dra. Mara Genecy Centeno Nogueira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2464
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUERLA - Dissertação-Versão após defesa.pdf979,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.