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dc.contributor.authorPinto, Alline Penha-
dc.date.accessioned2019-04-01T15:43:42Z-
dc.date.available2019-04-01T15:43:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPINTO, A. P. Os jogos educativos nas práticas ambientais: um estudo na escola agrícola "José Cezário Menezes de Barros", Humaitá-AM. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2468-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr Clarides Henrich de Barba.pt_BR
dc.description.abstractEsta Dissertação tem como objetivo investigar de que modo os jogos educativos contribuem para a formação do conhecimento no campo da Educação Ambiental, tendo como sujeitos principais, os estudantes da “Escola Agrícola José Cezário Menezes de Barros”. Objetivou-se primeiramente compreender a percepção dos professores das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física, Matemática e Geografia, quanto à utilização dos jogos educativos para o ensino dos temas transversais na Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação por meio de intervenções em forma de oficinas de confecção e utilização dos jogos educativos confeccionados com material reciclável, pelos estudantes do 8º e 9º ano juntamente com os professores da “Escola Agrícola José Cezário Menezes de Barros”, Humaitá. A pesquisa foi delineada em três etapas. A primeira constituída por três intervenções ocorridas de março a abril de 2017: na primeira intervenção, houve a sensibilização dos alunos do 8º e 9º anos da Escola Agrícola, bem como os seus respectivos professores das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física, Matemática e Geografia; na segunda intervenção houve a exibição do filme da Turma da Mônica “Um plano para salvar o Planeta”; a terceira intervenção foi feita pela pesquisadora juntamente com os professores e alunos através de um grupo focal. A segunda etapa foi constituída por três oficinas para confecção de jogos educativos que se referem às disciplinas de educação física e matemática geografia e ciências naturais e bolsas de lona de banners. Como resultado dessas oficinas foram confeccionados, tabuleiro e peças de xadrez, tabuleiros e peças de dama, jogos da memória de ciências naturais, geografia, matemática e educação ambiental, caça-palavras de órgãos do corpo humano, dominó de geografia e matemática, trilha do meio ambiente, jogo da velha e diversos jogos lúdicos. Os resultados apontam para três categorias de análise: a) Percepção Ambiental que apresenta as características de pensar e de identificar as questões relacionadas ao espaço e a territorialidade amazônica; b) Conscientização e Sensibilização Ambiental que trata a respeito de como os alunos e professores possuem a consciência e a sensibilidade ambiental; c) Ludicidade na Educação Ambiental: a confecção dos jogos educativos e sua relação com as atividades desenvolvidas no espaço escolar. Evidenciou-se nesta pesquisa que por um lado todos os alunos mostraram grande interesse e motivação diante da proposta de jogos educativos como recurso pedagógico das diversas disciplinas e que o aprendizado lúdico pode ser construído de forma prazerosa. Os jogos em geral permitiram uma cooperação fantástica entre os pares envolvidos, favorecendo essa interação e o interesse também pela temática na educação ambiental. No entanto, aos professores mostrou preocupação ao ser enfatizado que para a confecção dos jogos precisariam dispor de tempo para tal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-18T18:55:48Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ALLINE PENHA PINTO.pdf: 3029737 bytes, checksum: fd302ee581adb014d656fc28c13258cb (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.subjectPráticas ambientaispt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleOs jogos educativos nas práticas ambientais: um estudo na escola agrícola "José Cezário Menezes de Barros", Humaitá-AMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

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