Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2469
Title: Gestão por Competências nos Tribunais de Contas do Brasil: evidências dos níveis eficazes de maturidade do processo de implantação
Authors: Lourenço, Larissa Gomes
Keywords: Tribunal de Contas
Gestão de Pessoas por Competências
Maturidade
Implantação
Issue Date: 2018
Citation: LOURENÇO, Larissa Gomes. Gestão por Competências nos Tribunais de Contas do Brasil: evidências dos níveis eficazes de maturidade do processo de implantação (Dissertação). Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Abstract: Este estudo envolve a identificação dos elementos relacionados a níveis eficazes de maturidade do processo de implantação do modelo de Gestão por Competências nos Tribunais de Contas do Brasil. O trabalho fundamenta-se na Teoria do Desenvolvimento Organizacional e a partir da compreensão dos conceitos de Gestão por Competências, especialmente no que diz respeito ao processo e à maturidade de implantação; dos modelos de gestão da administração pública, atentando para a Nova Gestão Pública que preconiza o princípio da eficiência em seu sentido amplo; dos estudos sobre Gestão por Competências no contexto da Administração Pública brasileira busca responder a seguinte pergunta: quais são as evidências que os processos de implantação do Modelo de Gestão por Competências nos Tribunais de Contas do Brasil apresentam níveis eficazes de maturidade? Para isso determina como objetivo geral realizar a análise do processo de implantação do Modelo de Gestão por Competências nos Tribunais de Contas do Brasil de modo a identificar as evidências de níveis eficazes de maturidade e como objetivos específicos: a) Descrever o processo de implantação do modelo de competências demonstrando os facilitadores e dificultadores; b) Identificar o nível de maturidade dos Modelos implantados; c) Levantar os impactos positivos gerados pela implantação do modelo. A pesquisa tem concepção pragmática, natureza descritiva e por meio de levantamento realizado junto a atores estratégicos dos 12 Tribunais de Contas que já implantaram ou estão em processo de implantação do modelo de Competências consegue verificar que apesar dos baixos níveis de maturidade dos processos de implantação há evidências de eficácia, tendo em vista que boa parte das instituições estudadas já consegue perceber impactos positivos gerados pelo modelo, especialmente, nas pessoas e nos processos. Ainda que a principal evidência apontada seja a melhoria na avaliação da Atricon, alguns Tribunais já conseguem perceber melhorias na governança de pessoas e no desempenho dos servidores.
Description: Dissertação Apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Dr. José Moreira da Silva Neto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2469
Appears in Collections:Mestrado em Administração (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Larissa Lourenço.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.