Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/247
Título: A visão empírica dos contadores sobre a arbitragem no município de Rolim de Moura - RO
Autor(es): Santos, Anita Moreira dos
Palavras-chave: Arbitragem
Mediação
Conciliação
Data do documento: 2011
Citação: SANTOS, Anita Moreira dos. A visão empírica dos contadores sobre a arbitragem no município de Rolim de Moura - RO. 2011. 26 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: A arbitragem é uma alternativa muito importante para os profissionais da área da contabilidade, sendo um instrumento de solucionar e dirimir as controvérsias de duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas nos litígios relacionados ao direito disponível, tendo a mesma liberdade de transação e renúncia a decisão do árbitro ou árbitros. Assim, a arbitragem traz para os dias atuais a utilização do Tribunal Arbitral com base na Lei nº 9.307 de 23 de setembro de 1996. Sendo a mesma uma das formas mais utilizadas no mundo, que diz que todas as pessoas são capazes de contratar a arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis, desde que tenha cláusula compromissória. A pesquisa é de natureza bibliográfica e de campo, sendo que esta se deu com pesquisa a 22 escritórios de Rolim de Moura/RO, cujas técnicas foram as de entrevistas para os profissionais da área da contabilidade a respeito da sua percepção da profissão. Após analise da conclusão desta pesquisa constatou-se que a maioria dos profissionais tem conhecimentos sobre o assunto, mas esses são pouco utilizados. O Tribunal Arbitral que havia no Município de Rolim de Moura finalizou suas atividades no ano de 2010. Conclui-se que a abordagem contribuiu para que os profissionais da área contábil reafirmassem a importância e a necessidade da Arbitragem.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, elaborado sob a orientação da Profª. Esp. Ellen Cristina Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/248
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anita.pdf206,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador