Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2512
Título: Produção de bovinos de corte da raça nelore: uma análise econômica comparativa do sistema extensivo e semi-intensivo
Autor(es): Bizi, Geisiane Maria de Souza
Palavras-chave: Bovinos de corte
Sistema extensivo
Sistema semi-intensivo
Viabilidade econômica
Data do documento: 2018
Citação: BIZI, Geisiane Maria de Souza. Produção de bovinos de corte da raça nelore: uma análise econômica comparativa do sistema extensivo e semi-intensivo. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O presente artigo aborda aspectos teóricos sobre a produção do gado de corte da raça nelore e possui como objetivo central realizar uma análise econômica comparativa da produção do gado de corte da raça nelore do sistema extensivo e semi-intensivo em duas propriedades rurais no Município de Cacoal, Rondônia. A pesquisa caracteriza como descritiva. O método utilizado foi o dedutivo. O estudo se classifica como de abordagem qualitativa e com aspectos quantitativos, sendo realizado um estudo multicaso para a coleta dos dados. Os métodos de coleta de dados foram a análise documental e a entrevista semiestruturada com a utilização de um formulário semiestruturado. A análise econômica comparativa foi realizada através da comparação entre os custos e os indicadores econômicos das propriedades estudadas como, margem de contribuição (MCU), lucratividade (L), ponto de equilíbrio (PE), taxa interna de retorno (TIR) e payback. Na propriedade do sistema extensivo a margem de contribuição foi de R$ 1.566,00 a lucratividade 16%, o ponto de equilíbrio foi de 18 unidades, TIR 16%/ano e o payback 6 anos. No sistema semi-intensivo a margem de contribuição foi de R$ 1.055,75, lucratividade 18%, o ponto de equilíbrio 25 unidades, a TIR 36%/ano e o payback 3 anos. Assim, nota-se que a atividade de produção no sistema semi-intensivo apresentou maior retorno econômico no período analisado. Sugere-se outros trabalhos que visem aprimorar a área de análise de investimentos em produção do gado de corte do sistema extensivo e semi-intensivo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Valdinei Leones de Souza
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2512
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GEISIANE MARIA DE SOUZA BIZI.pdf966,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador