Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2514
Título: Inclusão de pessoas com deficiência nas empresas de Cacoal
Autor(es): Santos, Caroline Barbosa
Palavras-chave: Inclusão da pessoa com deficiência
Mercado de trabalho
Pessoas com deficiência
Sociedade
Adaptação
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Caroline Barbosa. Inclusão de pessoas com deficiência nas empresas de Cacoal. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: Quando a empresa inclui pessoas com deficiência (PCD) ela coloca em prática sua função social, gerando igualdade na sociedade, para que assim as PCD’s tenham uma vida melhor, uma oportunidade de tornar o acesso uma realidade. A adaptação terá que ocorrer não apenas para a empresa em questão de estrutura e treinamentos, mas também para o colaborador com deficiência, pois por ser um ambiente diferente terá que cumprir funções e aprender a lidar com situações diárias. O presente artigo teve como tema “o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas empresas de Cacoal/RO” para fundamentar foram utilizados a pesquisa de campo, com a ferramenta do questionário, pesquisas bibliográficas e a abordagem do presente estudo foi qualitativa. O caráter da pesquisa foi exploratória-descritiva e o método utilizado foi o dedutivo. Dois supermercados responderam ao questionário e o resultado da pesquisa foi suficiente para alcançar o objetivo proposto de analisar os processos de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho na cidade de Cacoal/RO, sendo que os dois possuem PCD’s. O presente estudo é importante para empresas, acadêmicos e familiares de pessoas com deficiência. Com a presente pesquisa conclui-se que as pessoas com deficiência precisam de oportunidades no mercado de trabalho para a participação de forma ativa na sociedade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Miriã Gil de Lima Costa
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2514
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAROLINE BARBOSA SANTOS.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador