Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2520
Título: A preferência do associado por crédito em cooperativas: um estudo em Cacoal
Autor(es): Veras, Daniella de Sousa
Palavras-chave: Cooperativismo
Crédito
Vantagens
Cooperativas
Taxas
Data do documento: 2018
Citação: VERAS, Daniella de Sousa. A preferência do associado por crédito em cooperativas: um estudo em Cacoal. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O sistema financeiro tem muita importância para a população. Cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, constituídas para prestar serviços aos associados. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi identificar os motivos que levam os clientes a buscarem linhas de crédito em cooperativas financeiras, descrever as linhas de créditos disponíveis nas cooperativas, identificar quais são as principais linhas de crédito adquiridas pelos clientes e entender porque o cliente opta por adquirir linhas de crédito em cooperativa. A pesquisa foi de caráter exploratório descritivo, o método utilizado foi o dedutivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. As técnicas para a coleta de dados foram formulário para os clientes de cooperativas de crédito de Cacoal, e questionário para os gestores das cooperativas. O principal motivo para os clientes buscarem linhas de crédito em cooperativas é a taxa de juros, pois 80,39% dos entrevistados disseram que se associar a uma cooperativa de crédito por conta das taxas menores é mais vantajoso. As cooperativas oferecem crédito consignado, crédito pessoal, financiamentos, antecipação de recebíveis, cartão de crédito, cheque especial, capital de giro, rotativo, crédito rural. As operações de crédito mais utilizadas são cheque especial, cartão de crédito e financiamentos. Recomenda-se estender os estudos para pontuar se há relação da situação financeira do cliente com a intensidade de utilização das operações de crédito, e fazer um estudo mais aprofundado das diferenças entre bancos e cooperativas abrangendo não só o ramo de concessão de crédito.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ângela de Castro Correia Gomes
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2520
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DANIELLA DE SOUSA VERAS.pdf824,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador