Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2524
Título: Benefícios do cooperativismo de crédito na percepção dos cooperados
Autor(es): Pereira, Luiz Fernando
Palavras-chave: Cooperativismo
Benefícios
Cooperados
Data do documento: 2018
Citação: PEREIRA, Luiz Fernando. Benefícios do cooperativismo de crédito na percepção dos cooperados. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O cooperativismo é a união de pessoas que colaboram entre si almejando o crescimento do grupo. Desta maneira, as cooperativas de crédito possuem a mesma vertente, incluindo e relacionando o suprimento e a necessidade financeira dos indivíduos participantes. Este artigo tem como objetivo principal identificar os benefícios do cooperativismo de crédito na percepção de seus cooperados. Além disso, também analisar os benefícios proporcionados pelas cooperativas de crédito na literatura, identificar os níveis de efetividade dos benefícios proporcionados pelas cooperativa de crédito e por último, propor melhorias dos serviços conforme falta de efetividade dos benefícios. Quanto à metodologia a pesquisa pode ser classificada como pesquisa descritiva, de método dedutivo e sua abordagem quantitativa, tendo como amostra para aplicação do questionário 180 associados residentes no município de Presidente Médici estado de Rondônia. Com a análise de resultado da pesquisa, percebeu-se que os associados no momento da utilização do sistema cooperativo reconhecem os benefícios fornecidos pela cooperativa, desse modo, a cooperativa em questão está de acordo com a literatura fornecendo aos associados desde a condução dos rumos e decisões a se deve seguir, até distribuição dos seus lucros. Com tudo sugere-se para pesquisa futuras propõem um comparativo entre instituições cooperativas distintas porem com o mesmo objetivo. E para constituir maior acervo sobre este tema que cada dia está mais evidencia facilitando para futuros trabalhos acadêmicos maior.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Valdinei Leones de Souza
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2524
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUIZ FERNANDO PEREIRA.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador