Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2527
Title: Qualidade no atendimento ao cliente no ramo de confecções em Cacoal- RO
Authors: Mendes, Luziana Alves
Keywords: Atendimento
Qualidade
Satisfação
Fidelização
Clientes
Consumidor
Issue Date: 2018
Citation: MENDES, Luziana Alves. Qualidade no atendimento ao cliente no ramo de confecções em Cacoal- RO. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Abstract: A qualidade no atendimento ao cliente é um dos diferenciais competitivos mais utilizados pelas empresas atualmente, e garante a ela a possibilidade de crescimento e fortalecimento de seu nome no mercado. O cliente tem a sua disposição uma enorme quantidade de opções de onde comprar e um atendimento diferenciado é um dos motivos pelos quais ele tende a voltar a comprar no mesmo lugar. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, a abordagem qualitativa e quantitativa, coleta de dados feita com pesquisa bibliográfica, questionário e entrevista. Sujeito da pesquisa foram 225 clientes, 25 vendedores e 7 gestores da área delimitada. Os resultados apurados mostram que os clientes estão satisfeitos com a qualidade no atendimento recebido, identificaram características importantes no atendimento e quesitos responsáveis por sua satisfação e fidelização. Os vendedores estão satisfeitos com a qualidade no atendimento que oferecem, satisfeitos também com a quantidade de treinamento oferecido. Os gestores elencaram características que consideram fundamentais para um atendimento com qualidade e quais estão presentes em sua empresa, demonstraram preocupação com o treinamento de seus vendedores para tornar seu atendimento um diferencial competitivo. Foi possível concluir que os clientes estão satisfeitos com a qualidade no atendimento oferecido, e que para eles a qualidade e o fator principal de satisfação e fidelização. Os funcionários estão satisfeitos com o atendimento oferecido e os gestores preocupados em oferecer o melhor atendimento. Recomenda-se para trabalhos futuros que o assunto aqui tratado seja discutido que forma mais ampla e abrangente, mensurando outros pontos não tratados nessa pesquisa.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Lindsay de Oliveira Mesquita Torres
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2527
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC LUZIANA ALVES MENDES.pdf782,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools