Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2528
Título: A influência da educação para a ressocialização no presídio de Cacoal-RO
Autor(es): Souza, Sandra Mausta Oliveira Gomes de
Palavras-chave: Detento
Ressocialização
Sociedade
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA, Sandra Mausta Oliveira Gomes de. A influência da educação para a ressocialização no presídio de Cacoal-RO. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O presente artigo de pesquisa, cujo tema é, a influência da educação para a ressocialização no presídio de Cacoal-RO, teve como objetivo geral “Analisar a situação atual da Educação dentro do sistema penitenciário em Cacoal”, como objetivos específicos ”Identificar o perfil dos reeducando”, “Verificar a influência da educação no processo de ressocialização e reinserção no convívio social”; “Descrever as políticas públicas educacionais”. Para a obtenção dos dados utilizou-se a pesquisa do tipo descritiva, com métododedutivo e abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram pesquisas bibliográficas, entrevista estruturada com 14 perguntas fechadas e foi aplicado a 30 participantes ao reeducando do sistema penitenciário da cidade de Cacoal-RO, todos os dados foram tabulados e apresentados em gráficos e percentuais, A pesquisa foi realizada com os reeducando do sexo masculino ao regime fechado, o resultado mostrou que todos os participantes pesquisados possuem influência com a educação no processo de ressocializaçao e reinserção no convívio social referente aos estudos dentro do presídio, com resultados positivos as eliminações de disciplinas nos provão do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e motivados a buscar uma melhor profissão quando estiver em liberdade continuando estudando, sendo uma população jovem que deveria estar no mercado de trabalho, identificando que a maioria não possui o ensino fundamental completo educacional de alfabetização e o ensino médio, sendo que o estudo na prisão diminui as chances de reincidência ao crime a ressocializaçao através da educação para garantir seus direitos através de suas ações e comportamento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Joareis Fernandes de Azevedo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2528
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SANDRA MAUSTA OLIVEIRA GOMES DE SOUZA.pdf670,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador