Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2532
Título: Os impactos da implantação da REDESIM no registro público de empresas mercantis do município de Cacoal/RO
Autor(es): Martins, Daltiele Alves Candido
Palavras-chave: Impactos
REDESIM
Registro Público
Data do documento: 2018
Citação: MARTINS, Daltiele Alves Candido. Os impactos da implantação da REDESIM no registro público de empresas mercantis do município de Cacoal/RO. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: A formalização empresarial é um passo indispensável para todo empresário que almeja exercer a empresa como atividade profissional. No entanto, os processos de legalização são classificados como burocráticos, fazendo com que muitos empresários sejam desestimulados a se formalizar ou abrir novos negócios. Diante disso, o Governo Federal na tentativa de reduzir a burocracia e demais entraves existentes, publicou a Lei nº 11.598/2007 que estabelece a REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Trata-se da junção das maiores práticas nacionais, estaduais e municipais na busca da desburocratização do registro e formalização empresarial e tem como objetivo estabelecer diretrizes e procedimentos para simplificação e integração destes processos. Neste sentido, frente as mudanças advindas da REDESIM, fez-se necessária adaptação de seus usuários, em especial dos escritórios de contabilidade, visto que, são dirigentes fundamentais desses procedimentos. Nesta perspectivada, esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os impactos causados pela implantação da REDESIM no Registro Público de Empresas Mercantis do município de Cacoal/RO. A pesquisa foi desenvolvida junto aos profissionais responsáveis pela legalização empresarial atuantes nos escritórios de contabilidade do respectivo município, utilizando-se da coleta de dados por meio de questionários, os quais foram aplicados em 15 (quinze) escritórios, no mês de agosto/2018. Os resultados obtidos demonstram que houveram impactos nos processos de formalização empresarial, tais como: a redução do tempo gasto; agilidade; desburocratização e simplificação dos processos, entre outros. Todavia observa-se ainda que há poucos treinamentos direcionados a esses profissionais o que precisa ser aprimorado
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Sidney dos Reis.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2532
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daltiele - TCC Versão Final.pdf666,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador