Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2533
Título: Crédito rural na agricultura familiar
Autor(es): Moura, Robison de Almeida
Palavras-chave: Crédito rural
Agricultura familiar
Desenvolvimento
Data do documento: 2018
Citação: MOURA, Robison de Almeida. Crédito rural na agricultura familiar. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O crédito rural na agricultura familiar enquanto instrumento de alavancagem de crescimento da produção agropecuária assume papel fundamental ao fomentar a economia local. Desse modo, essa ferramenta proporciona aos pequenos produtores rurais condições favoráveis para a continuidade da atividade desenvolvida frente a acirrada competividade de mercado em um mundo cada vez mais globalizado. Diante disso, este trabalho teve como objetivo evidenciar a importância do crédito rural na agricultura familiar como instrumento de fortalecimento da capacidade produtiva, distribuição de renda nas áreas rurais e na promoção da qualidade de vida dos agricultores. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, utilizando-se da coleta de dados por meio de entrevistas com os pequenos produtores rurais membros da Associação ASPRUV, na linha P/18 Velha, KM 03, município de Santa Luzia D` Oeste/RO, na 1º quinta-feira do mês de setembro de 2018. Os resultados obtidos apontam que os pequenos produtores rurais entrevistados em sua maioria são de baixa escolaridade. Além disso, exercem atividades principal, acompanhadas das secundárias nos imóveis rurais, onde o crédito rural exerce forte influência na economia local, deixando evidente a sua importância para a agricultura familiar, onde todos os entrevistados mencionaram já terem feito uso de alguma linha de crédito, e 70% declararam entre 91% a 100% dos recursos empregados na produção tem origem no crédito, e de forma unânime afirmaram que o crédito rural provocou impactos aumentando simultaneamente a renda e a produção.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Cleberson Eller Loose.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2533
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PÓS BANCA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO (1).pdf996,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador