Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2542
Título: Importância da contabilidade gerencial para tomada de decisão: um estudo em micro e pequenas empresas do município de Pimenta Bueno (RO)
Autor(es): Santos, Joziane Almeida dos
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas
Gestor
Tomada de decisão
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Joziane Almeida dos. Importância da contabilidade gerencial para tomada de decisão: um estudo em micro e pequenas empresas do município de Pimenta Bueno (RO). 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: As Micro e Pequenas Empresas possuem um importante papel na economia brasileira, pois são geradoras de emprego e renda, contribuindo para o equilíbrio socioeconômico, todavia estas empresas possuem um elevado índice de mortalidade, principalmente nos primeiros anos de vida, devido à falta de instrumentos relacionados à gestão do negócio. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo geral verificar se os empresários de micro e pequenas empresas do Município de Pimenta Bueno (RO) utilizam a contabilidade como fonte de informação para a tomada de decisão. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo de caráter exploratório e descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro e novembro de 2018, por meio de entrevistas com a utilização de roteiro semiestruturado, com 51 microempreendedores do município de Pimenta Bueno. Os resultados apontaram que os gestores das empresas pesquisadas poucos utilizam algumas demonstrações contábeis no processo decisório, alguns desconhecem os demonstrativos contábeis e que os escritórios de Contabilidade fornecem apenas documento e guias de tributos, com foco somente nas obrigações fiscais e tributárias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2542
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final curso CC acadêmica Joziane Almeida dos Santos.pdf411,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador