Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2543
Título: Déficit da previdência social: uma análise no que tange as contribuições do segurado produtor rural e seus impactos no orçamento previdenciário
Autor(es): Carmo, Maykon Rayan Gonçalves do
Palavras-chave: Seguridade social
Previdência social
Segurado especial
Data do documento: 2018
Citação: CARMO, Maykon Rayan Gonçalves do. Déficit da previdência social: uma análise no que tange as contribuições do segurado produtor rural e seus impactos no orçamento previdenciário. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O presente artigo tem como finalidade investigar a existência assimétrica no custeio ao sistema previdenciário correlacionando com a concessão dos benefícios no que tange a participação do Segurado Produtor Rural, conta também, com tais objetivos específicos: caracterizar o enquadramento do produtor rural na qualidade de segurado da Previdência Social; analisar o cenário econômico atual de custeio da previdência social e comparar a concessão de benefícios previdenciários ao segurado produtor rural com a respectiva arrecadação previdenciária e a evolução populacional. Quanto à fundamentação teórica utilizou-se de pesquisa bibliográfica e exploratório-descritiva, para descrever sobre o tema abordado. Quanto ao meio utilizado para obtenção dos dados, foi utilizado pesquisa documental, por meio de relatórios e outros documentos oficiais retirados do site da Previdência Social e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A abordagem da pesquisa foi qualitativa onde se buscou analisar a participação previdenciária do segurado produtor rural de forma distinta dos demais segurados quanto a sua contribuição e benefícios concedidos a estes, e os aspectos demográficos da população brasileira. Desta forma, através da pesquisa, foi possível analisar os impactos negativos dessa espécie de segurados para o cofre previdenciário, além de possibilitar na analise dos dados obtidos, através das projeções da população brasileira, o impacto demográfico dentro do sistema contributivo, que por meio destes, percebe-se a necessidade de alterações quanto aos critérios de custeio da Previdência Social.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Sidney dos Reis.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2543
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC - Maykon.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador