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Title: Segurança no cuidado ao paciente em uma unidade de terapia intensiva na amazônia ocidental: Um estudo a partir de Rodas de Conversa
Authors: Guimarães, Daniela Moreira Quinto de Sousa
Keywords: Segurança do Paciente
Unidade de Terapia Intensiva
Planejamento Estratégico
Rodas de Conversa
Issue Date: 2017
Citation: Guimarães, D. M. Q. de S. Segurança no cuidado ao paciente em uma unidade de terapia intensiva na Amazônia ocidental: Um estudo a partir de Rodas de Conversa. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Abstract: O objetivo precípuo deste estudo foi construir por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, produto das Rodas de Conversa, um Plano de Ação para a promoção da segurança no cuidado ao paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) localizada na Amazônia Ocidental. Para sistematizar as abordagens pelo Método das Rodas de Conversa nesta pesquisa de cunho qualitativo descritivo exploratório foi utilizada a técnica dos Grupos Focais aplicada no espaço de convívio da UTI em estudo. O critério para estabelecer o tamanho amostral foi o de saturação, assim o Discurso do Sujeito Coletivo foi construído por 20 trabalhadores da área da saúde (um médico, dois fisioterapeutas, dois enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem) integrantes da equipe multiprofissional que atuavam na UTI em estudo em três momentos. A transcrição do discurso foi realizada no Software Transcriber versão 1.5.1, codificada no Software MaxQDA 12.3.1 em Unidades de Sentido conforme as seguintes Metas Internacionais para a segurança do cuidado ao paciente: (1) identificação do paciente; (2) comunicação efetiva; (3) prescrição, uso e administração de medicamentos; (4) higienização das mãos; (5) prevenção de lesões por pressão e (6) prevenção de quedas. No MaxQDA foram analisadas as relações entre as metas abordadas no presente estudo, destacando-se a meta comunicação efetiva que perpassou pelas demais. O produto dessa análise deu origem ao Discurso do Sujeito Coletivo e sua síntese ao Plano de Ação elaborado segundo os pressupostos do Planejamento Estratégico Situacional. No Momento Explicativo, o caráter coletivo das falas foi estabelecido e relacionado ao modelo tecnoassistencial comprometido pela fragmentação de processo de trabalho que valorizava a dureza tecnológica. A fragilidade da comunicação, dimensão das tecnologias relacionais, imprimiu as demais metas uma carga negativa, tanto pelos equívocos relacionados ao objeto de trabalho, herança do modelo biomédico tecnoassistencial, quanto pela desmotivação e [des]responsabilização no ato de cuidar que culminaram na vulnerabilidade do trabalho em equipe nesse setor. Assim, os nós críticos destacados nesse momento foram: (1) fragilidade das tecnologias relacionais; (2) desmotivação. No Momento Normativo foram estabelecidos quatro indicadores que deveriam ser utilizados para monitorar as ações propostas pelos trabalhadores de saúde para transformar a realidade nessa UTI retirando a carga negativa dos nós críticos elencados. No Momento Estratégico, as sugestões que emergiram da síntese do Discurso do Sujeito Coletivo depois de submetidas à matriz de viabilidade foram dispostas na Matriz 5W2H. O Momento Tático- Operacional descreveu como deveria ser executado o monitoramento das ações, assim como a avaliação do resultado por meio dos indicadores. Em suma, as Rodas de Conversa proporcionaram um espaço dialético que deu subsídios substanciais para a construção de um Plano de Ação com o envolvimento de representantes dos trabalhadores de saúde que atuavam na equipe multiprofissional na UTI em estudo.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof. Dr. José Juliano Cedaro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2560
Appears in Collections:PPGECS/PVH - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

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