Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2561
Título: Avaliação do serviço de doação de órgãos do estado de Rondônia
Autor(es): Santos, Edcléia Gonçalves dos
Palavras-chave: Obtenção de tecidos e órgãos
Indicadores
Avaliação em Saúde
Transplante
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, E. G. dos. Avaliação do serviço de doação de órgãos do estado de Rondônia. 2017. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: O processo de doação de órgãos é complexo e decorre da harmonia de diversos fatores. Cada etapa deve acontecer sem prejuízo, uma vez que a interrupção em qualquer estágio implica na não efetivação da doação de órgãos. Objetivo: Realizar avaliação do serviço de doação de órgãos do Estado de Rondônia para reorientar o processo de planejamento e gestão, a fim de contribuir com o aumento da taxa de doações efetivas. Materiais e Métodos: Esta é uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritiva exploratória, a partir dos dados dos anos de 2014, 2015 e 2016. A pesquisa ocorreu na Central Estadual de Transplantes de Rondônia. Os participantes da pesquisa foram dezessete (17) profissionais da equipe multiprofissional que atuam no serviço de doação de órgãos do Estado de Rondônia, localizadas nas cidades de Porto Velho, Cacoal e Vilhena. A coleta dos dados ocorreu no período de Março a Maio de 2017. A pesquisa foi realizada em duas (2) fases, na primeira deu-se a aplicação de instrumento de avaliação, baseado em ferramenta europeia e na legislação brasileira, com foco na avaliação da estrutura, do processo e dos resultados. Foram utilizados 21 indicadores, apresentados por dimensão, estrutura, processo e resultado, cada indicador recebeu a pontuação máxima de um (1) ponto. Avaliação final por dimensão, foi a somatória das médias dos anos avaliados por indicador. A partir da pontuação final, foi criado escore para classificação em boa, razoável e insatisfatório. A segunda fase compreendeu-se da discussão dos indicadores pela técnica de grupo focal com os profissionais da equipe de doação. O grupo focal é uma das técnicas utilizadas para a análise de conteúdo das comunicações, baseado em inferências. Para organização dos dados, fundamentou-se no conceito de estrutura, processo e resultado, e o tratamento das informações pautou-se no conteúdo dito, em um processo dedutivo e inferencial, a fim de investigar o potencial inédito apresentado nas discussões. Resultados e discussão: O serviço de doação de órgãos avaliado a partir dos indicadores, apresenta-se a dimensão estrutura com a melhor avaliação (7,40), classificada com boa, seguido pela dimensão resultado (3,15) e a dimensão processo apresentou-se com pior resultado (2,90), processo e resultado foram avaliados como razoáveis. Durante a discussão dos participantes foi evidenciado a ausência de padronização das atividades e o pouco investimento de tempo na gestão do processo, ocasiona resultados insatisfatórios. Reforça-se a necessidade de educação permanente e educação em saúde com ferramenta para reduzir a taxa de recusa familiar. Considerações finais: Ressaltase a necessidade de definir indicadores de qualidade para o processo de doação a partir da realidade, a fim avaliar o desempenho qualitativo. Para melhorar os resultados, é importante otimizar a padronização do processo de trabalho, e instituir a atividade de educação permanente e educação em saúde.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof. Dr. Alessandro Corrêa Prudente dos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2561
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao1 (1).pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.