Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2564
Título: Avaliação dos atributos acesso de primeira contato, longitudinalidade e orientação familiar na estratégia de saúde da família
Autor(es): Chagas, Ana Emanuela de Carvalho
Palavras-chave: Atenção primária em saúde
Avaliação em saúde
Acesso e qualidade em saúde
Data do documento: 2017
Citação: Chagas, A. E. de C. Avaliação dos atributos acesso de primeira contato, longitudinalidade e orientação familiar na estratégia de saúde da família. 2017. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: A Atenção Primária em Saúde orienta-se por eixos estruturantes denominados atributos essenciais (atenção ao primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação) e atributos derivados (orientação familiar e comunitária e competência cultural). Estudos apontam que a incorporação de tais atributos na prática dos profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família eleva a qualidade dos serviços favorecendo a consolidação do Sistema Único de Saúde, uma vez que permitem ações mais resolutivas que, consequentemente, melhoram os indicadores de saúde de uma população. Este estudo teve como objetivo avaliar a incorporação da acessibilidade, longitudinalidade e orientação familiar na prática de profissionais de nível superior que atuam nas equipes de Saúde da Família da Zona Leste de Porto Velho. Trata-se de um estudo avaliativo com uma abordagem quantitativa de delineamento transversal, desenvolvido mediante dados coletados em sete Unidades de Saúde da Família da Zona Leste mais uma da Zona Norte do município de Porto Velho/RO. Participaram deste estudo 23 enfermeiros, 22 médicos e 14 odontólogos que atuam na assistência aos usuários na Estratégia de Saúde da Família. A coleta de dados se deu por meio de questionário estruturado que aborda o perfil acadêmico e profissional dos participantes e o Primary Care Assessment-Tool (PCATool-Brasil) versão para profissionais. O tratamento dos dados se deu com utilização do Software Statistical Package for Social Sciences 20.0 (SPSS). Os resultados demonstraram que 91,5% dos profissionais participantes são pós-graduados, sendo 62,7% na área de Atenção Primária em Saúde. A maioria (54,2%) dos profissionais informaram não ter participado de eventos de qualificação profissional mas, dos que a efetuaram, 70,4% consideraram que estes eventos contribuíram para o aperfeiçoamento de sua conduta profissional. A avaliação dos atributos da Atenção Primária em Saúde resultou em alto escore para os atributos “longitudinalidade” (6,6) e “orientação familiar” (7,9), além de revelar menor escore (3,3) do atributo “acesso de primeiro contato”. Foi evidenciada associação significativa (p= 0,016; p< 0,05) entre a variável “especialização na área de Atenção Primária em Saúde” e alto escore do atributo “longitudinalidade”. Conclui-se que há de se priorizar investimentos na estrutura e no processo de assistência relativo ao atributo pior avaliado (acesso de primeiro contato), bem como fomentar ações de educação continuada e/ou permanente com vistas a incentivar maior nível de qualificação profissional para fortalecimento da Atenção Primária em Saúde no âmbito municipal.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde, do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Profa. Dra. Kátia Fernanda Alves Moreira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2564
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO MESTRADO ANA EMANUELA.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IMPRIMIR NO VERSO DA CAPA ficha catalográfica dissertação ANA EMANUELA.pdf1,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.