Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2567
Título: Prevalência de desvios nutricionais e fatores socioeconômicos associados em escolares de Porto Velho (RO)
Autor(es): Lemke, Geysa Maria Malaquias do Nascimento
Palavras-chave: Antropometria
saúde escolar
estado nutricional
fatores socioeconômicos
Data do documento: 2014
Citação: Lemke, G. M. M. do N. Prevalência de desvios nutricionais e fatores socioeconômicos associados em escolares de Porto Velho (RO). 2014. 22f. Artigo (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: OBJETIVO: Investigar a prevalência de desvios nutricionais e a associação a fatores socioeconômicos em escolares na cidade de Porto Velho (RO). MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, realizado com escolares matriculados no 1 º ao 5 º ano, em duas escolas públicas, inseridas dentro da área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família. Foram coletados dados antropométricos, demográficos e socioeconômicos. O estado nutricional foi diagnosticado por meio dos índices Estatura para Idade (E/I) e Índice de Massa Corporal para Idade (IMC/I), conforme referências da Organização Mundial de Saúde/2007. RESULTADOS: Foram avaliados 489 escolares, de ambos os sexos, sendo 238 (48,7%) meninos e 251 (51,3%) meninas. Com relação à classificação do estado nutricional, 227 (46,5%) apresentaram eutrofia, 72 (14,7%) baixa estatura, 56 (11,5%) risco para magreza, 11 (2,04%) magreza, 01 (0,2%) magreza acentuada, 09 (2,0%) risco para sobrepeso, 54 (11,0%) sobrepeso, 42 (8,5%) obesidade e 17 (3,5%) obesidade grave. A maioria dos escolares com desvios nutricionais, está inserida em famílias com mais de 5 moradores no domicílio, a mãe possui baixa escolaridade e renda familiar de ate 2 salários mínimos. CONCLUSÃO: Os resultados demonstram a ocorrência da transição nutricional em escolares com baixo nível socioeconômico de Porto Velho (RO). Contudo, a coexistência de excesso de peso e déficits nutricionais aparece como um agravante da situação. O diagnóstico de todos os escolares avaliados foi enviado aos responsáveis e aqueles que apresentaram desvio nutricional foram encaminhados à Unidade de Saúde da Família para atendimento pela equipe de saúde.
Descrição: Artigo apresentado ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Janne Cavalcante Monteiro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2567
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Mestrado Geysa.pdf525,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.