Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2570
Título: O que pensam os profissionais de saúde sobre as capacitações em serviço: um estudo com profissionais de uma unidade de terapia intensiva em Porto Velho, Rondônia
Autor(es): Castro, Tharles Maia de
Palavras-chave: Capacitação em Serviço
Educação continuada
Unidades de Terapia Intensiva.
Data do documento: 2017
Citação: Castro, T. M. de. O que pensam os profissionais de saúde sobre as capacitações em serviço: um estudo com profissionais de uma unidade de terapia intensiva em Porto Velho, Rondônia. 2017. 68f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem a proposição de investigar a percepção dos profissionais de saúde, de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de Porto Velho (PVH), quanto à idealização sobre Formação em Serviço pela ótica da Educação Permanente em Saúde (EPS). Esta educação utiliza o cotidiano dos serviços de saúde para realizar a Formação em Serviço, por meio do ensino e da aprendizagem. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos profissionais de saúde sobre as capacitações em serviço. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, o método de levantamento de dados, com abordagem quantitativa, com o uso de um questionário que utiliza a escala de Likert. Os dados foram colhidos através do questionário Escala da Opinião dos Profissionais de Saúde sobre a Formação em Serviço adaptado do questionário, já validado, “Opinião dos Enfermeiros sobre a formação em serviço” de Torjal (2011).Na análise do nível de concordância e confiabilidade do agrupamento das variáveis contidas no questionário, foi utilizada a técnica alfa (α) de Cronbach. A coleta de dados foi realizada entre fevereiro de 2017 e junho 2017. O questionário foi aplicado a 103 profissionais de saúde entre 9 categorias profissionais. Os resultados da pesquisa mostram que os profissionais que trabalham na UTI, em sua maioria, são do sexo feminino, técnicos de enfermagem, têm média de idade 36,87 anos, média de tempo de serviço 5,29, média de tempo trabalhando na unidade 2,67, e possuem formação técnica. Quanto à avaliação de confiabilidade do questionário por meio do coeficiente de alfa de Cronbach, a confiabilidade interna da escala foi de 0,98. Os resultados mais relevantes deste estudo mostram que a maioria dos profissionais de saúde concorda que a formação em serviço é a que contribui para a atualização de conhecimentos. Contribui ainda para promover a atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos teórico-práticos. Satisfaz as necessidades da equipe quando tem uma dinâmica de carácter mais prática e quando envolve toda a equipe. Considera o tipo de formação com maior visibilidade a que debate casos clínicos e a que envolve as pessoas e as conduz a reflexões. A estratégia de motivação que a formação precisa é ter o envolvimento da equipe na tomada de decisão do projeto a seguir. Quanto ao planejamento da formação em serviço, a maioria acredita que deve ser baseado num projeto que envolva a equipe e com a existência de diretrizes organizacional e incentivo. Quanto à característica do responsável pela formação, não deve ter só como objetivo do desenvolvimento curricular, mas ser dinâmico, possuir conhecimentos e disponibilidade, além de criar espaço de confiança e aceitação.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Janne Cavalcante Monteiro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2570
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.