Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2575
Título: Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: a percepção de professores do Curso de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior na Amazônia Ocidental
Autor(es): Nogueira, Rejane Fernandes
Palavras-chave: Metodologias Ativas de Ensino
Percepção dos professores
Práticas pedagógicas
Processo de ensino e aprendizagem
Data do documento: 2017
Citação: Nogueira, R. F. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: a percepção de professores do Curso de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior na Amazônia Ocidental. 2017. 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: As Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem têm sido consideradas pelos educadores como recurso a ser utilizado na formação acadêmica teórico-prática. O professor do Curso de Nutrição e os recursos didáticos utilizados por ele terão grande influência para o aprendizado crítico e reflexivo do aluno. Com propósito de investigar as percepções e práticas de professores sobre as Metodologias Ativas e o seu papel no processo de ensino e aprendizagem em um Curso de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior privada em Porto Velho-RO, realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, caráter descritivo, que contou com a participação de 20 professores. Por meio de questionário e a técnica de grupo focal, os resultados apontaram a percepção dos professores em relação aos elementos que envolvem a prática pedagógica e as estratégias de ensino. A maioria dos professores referenciou como principal estratégia utilizada a aula expositiva e expositiva dialogada, essencialmente utilizada pelas metodologias ditas tradicionalistas, totalmente focadas no conteúdo e não na interação histórico-cultural e social entre os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Notou-se que alguns professores encontravam-se um pouco reticentes à mudança, ao pontuarem algumas dificuldades para a utilização das Metodologias Ativas no Curso de Nutrição da Instituição, porém, de uma forma ainda bastante empírica, percebeu-se que os mesmos têm realizado tentativas de utilização de estratégias de ensino inovadoras em suas aulas, apesar de terem declarado uma formação profissional pautada na educação bancária e não possuírem preparação pedagógica suficiente para compreenderem de forma mais clara os elementos que envolvem as práticas pedagógicas e suas bases epistemológicas. Para a implantação das Metodologias Ativas, são necessários recursos que possibilitem o norteamento e a compreensão dos mesmos sobre as temáticas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem, para formação de profissionais nutricionistas críticos, reflexivos, autônomos e conscientes do seu papel profissional junto à sociedade. Sugere-se como ponto de partida, a construção de um Projeto Pedagógico do Curso em consonância com as tendências pedagógicas que sustentam a utilização de Metodologias Ativas, a flexibilização curricular e a integração do conhecimento, de forma que forneça subsídios para que os professores possam se apropriar definitivamente das Metodologias Ativas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Ana Maria de Lima Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2575
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_REJANE F NOGUEIRA_capadura-convertido.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.