Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2577
Título: Enfermagem, sexualidade e amamentação: um tema tabu e suas contradições
Autor(es): Cordeiro, Edilene Macedo
Palavras-chave: Sexualidade.
Amamentação.
Profissional de enfermagem
Data do documento: 2015
Citação: Cordeiro, E. M. Enfermagem, sexualidade e amamentação: um tema tabu e suas contradições. 2015. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Ao falarmos da complexidade da interface entre sexualidade e amamentação essa relação pode resultar em vivências conflituosas, dúvidas, percepções e sentimentos pouco explorados e discutidos pelas mulheres, profissionais de saúde e pela sociedade. Desta forma, essa pesquisa objetivou investigar na prática assistencial da equipe de enfermagem no Banco de Leite Humano Santa Ágata (BLHSA) de Porto Velho, Rondônia, como se dá a abordagem do tema sexualidade na amamentação, a partir da fala das participantes da pesquisa. Para atender ao tema proposto, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por intermédio da técnica do Grupo Focal e a análise de dados foi realizada através da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011). Como resultados da análise das falas das participantes, emergiram três categorias temáticas. Como resultados dessa análise emergiram três categorias temáticas que correspondem aos temas presentes nas questões que nortearam as discussões nos grupos, conforme o Apêndice A. A primeira foi a Formação do Profissional de Enfermagem e Sexualidade; a segunda, Sexualidade e Amamentação: um tema ainda excepcional e a terceira categoria foi Sexualidade e Amamentação na Prática Profissional: um Tema Tabu e suas Contradições. Foi possível identificar, que de forma geral, a sexualidade não é um tema abordado no atendimento às mulheres que amamentam justificado, pela falta de preparo profissional, pelo sentimento de constrangimento declarado ou pela falta de reflexão sobre o tema nas rotinas do serviço. Portanto a abordagem às mulheres que amamentam ainda tem características predominantemente biomédicas. Destacamos que apesar da surpresa inicial das profissionais participantes da pesquisa sobre o tema proposto, todas compreenderam a relevância do mesmo e reconheceram a necessidade de inseri-lo nos cursos de qualificação em aleitamento materno, como estratégia para fortalecimento dos profissionais do BLHSA e garantia da integralidade da assistência de enfermagem.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Lucia Rejane Gomes da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2577
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO EDILENE - FINALIZADO (3).pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.