Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2578
Título: Auto-avaliação do aprendizado dos internos no estágio de clínica cirúrgica no Hospital de Base de Porto Velho
Autor(es): Amaral Neto, Miguel Moreira do
Palavras-chave: Auto-avaliação
Formação médica
Educação.
Data do documento: 2015
Citação: Amaral Neto, M. M. do. Auto-avaliação do aprendizado dos internos no estágio de clínica cirúrgica no Hospital de Base de Porto Velho. 2015. 56f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o escopo de diagnosticar o grau de aprendizado dos internos do 5º ano de Medicina durante o estágio na Clínica Cirúrgica no Hospital de Base de Porto Velho-RO, de acordo com sua auto-avaliação. Os dados foram coletados no início e ao final do estágio dos internos, utilizando-se um questionário fechado com escore baseado em uma escala tipo Likert e duas perguntas complementares sobre atividade fora do currículo obrigatório e interesse em área de especialização específica. Participaram da pesquisa 22 internos de dois cursos de Medicina, um público e outro privado. Os procedimentos avaliados foram: dissecção venosa, intubação orotraqueal, sutura de ferimentos, punção arterial, punção lombar, paracentese e toracocentese. Utilizamos o teste do T Student para análise estatística dos dados. Os resultados iniciais e finais foram pareados e comparados, sendo analisados os ganhos dos internos, segundo sua própria avaliação, bem como o quanto cada procedimento foi informado como aprendido. Utilizamos a Pirâmide de Miller para categorizar esses ganhos no domínio psicomotor ou cognitivo, de acordo com as notas atribuídas. Houve incremento na média geral da auto-avaliação de 14,8%; o maior índice de aprendizado informado foi de 46,7%; o grupo de internos como um todo passou da parte inferior da Pirâmide de Miller (domínio cognitivo) para a superior (domínio psicomotor); o maior aumento de aprendizado foi na punção lombar com 44% e o menor aumento foi na toracocentese com 3,5%, seguido da paracentese com 6,3%. Apenas dois alunos declararam haver mudado a área de especialização a ser seguida. As atividades acadêmicas fora do currículo obrigatório foram ínfimas. Conclui-se que, segundo sua própria percepção, os alunos tiveram incremento considerável no aprendizado durante sua passagem pelo estágio de Cirurgia Geral, com mobilização na Pirâmide de Miller do nível basal para o superior e a auto-avaliação se mostra exequível e útil como um dos instrumentos de avaliação disponível na formação médica.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Lucia Rejane Gomes da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2578
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mestrado miguel amaral 2015.pdf805,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.