Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2591
Título: Estudo do grau de interdisciplinaridade da equipe multiprofissional no desmame ventilatório em uma unidade de terapia intensiva
Autor(es): Santos, Priscila Menon dos
Palavras-chave: Desmame do respirador
Unidades de terapia intensiva
Equipe de assistência ao paciente.
Data do documento: 2017
Citação: Santos, P. M. dos. Estudo do grau de interdisciplinaridade da equipe multiprofissional no desmame ventilatório em uma unidade de terapia intensiva. 2017. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: Esta pesquisa buscou levantar a discussão sobre o trabalho da equipe multiprofissional frente ao desmame ventilatório do paciente crítico internado em UTI, haja vista que a presença da mesma é tida como obrigatória para o funcionamento de setores de tratamento intensivo. O objetivo deste trabalho foi identificar o papel da equipe multiprofissional no evento desmame ventilatório do paciente crítico em UTI, por meio de um estudo de caráter descritivo transversal. Para isso, foi utilizada a abordagem quantitativa, para a qual foi elaborado um questionário, contendo 73 questões sobre formação profissional, formação complementar, conhecimento acerca das atribuições específicas e habilidades relacionadas ao desmame ventilatório, relação interpessoal com os demais integrantes da equipe e as características do trabalho integrado com a equipe multiprofissional, cujo documento foi indexado na plataforma digital on-line Survey Monkey. O questionário foi enviado para os profissionais de nível superior, atuantes na assistência direta aos pacientes da UTI em questão e que aceitaram participar da pesquisa, através de um link, para o e-mail pessoal de cada um. O estudo contou com a participação de 39 profissionais, de diferentes categorias, de nível superior que responderam ao questionário. Através da análise descritiva dos dados foi possível observar que mais da metade dos profissionais atuantes (62%) não possuiam pósgraduação em UTI. Ainda foi verificada a ocorrência de apenas 39% de profissionais que afirmaram ter conhecimento para realizar o manejo da VM e 56% da amostra que relatou participar do desmame ventilatório. Entre os profissionais que deram essa informação estavam os fisioterapeutas (100%), médicos (91%) e enfermeiros (50%). De modo que se pôde perceber a centralização da responsabilização pelo evento por parte de toda equipe nestes profissionais. Isto, por sua vez, foi explicitado quando 100% dos assistentes sociais, farmacêuticos e fonoaudiólogos e, 50% dos nutricionistas e pscicólogos afirmaram que não é sua atribuição participar do desmame ventilatório. Portanto, nota-se uma dificuldade de integração entre os membros da equipe multiprofissional, prevalecendo a tendência ao cuidado fragmentado.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Ana Lúcia Escobar.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2591
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARQUIVO 4 - DISSERTAÃ+O com ficha para gravar em CD.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.