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Título: Percepção do suporte organizacional na Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos do Governo do Estado de Rondônia
Autor(es): Balthazar, Bruna Lívia Timbó de Araújo
Palavras-chave: Suporte Organizacional
Servidores Públicos
SUGESP
Data do documento: 2018
Citação: ARAÚJO, B. L. T. de. Percepção do suporte organizacional na Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos do Governo do Estado de Rondônia. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta pesquisa foi motivada pela necessidade de identificar qual a relação existente entre o suporte organizacional oferecido pela Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos - SUGESP aos seus servidores, a percepção dos servidores em relação a este suporte e aos conceitos de sustentabilidade e governança da gestão. O objetivo geral é avaliar a relação existente entre o suporte organizacional oferecido pela SUGESP e a percepção dos servidores. Foram abordados aspectos teóricos como a teoria do Suporte Organizacional, a conceituação da importância da satisfação dos colaboradores para o sucesso das organizações, a Teoria do Suporte Organizacional, conceitos de Administração Pública, Desenvolvimento Sustentável, Governança, a razão de existir da SUGESP. A metodologia empregada é de abordagem quantitativa, a estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso e bibliometria e os procedimentos de pesquisa foram feitos através da análise documental. A coleta de dados foi feita por meio de aplicação de questionário de autopreenchimento de forma coletiva na amostra dos servidores que atuam na SUGESP, bem como com os gestores da Superintendência. Ao final da pesquisa identificou-se que a média de respostas dos servidores entrevistados aponta que estes são indiferentes em relação a percepção do suporte organizacional, enquanto que o gestor, nas questões afirmativas direta identifica que o suporte oferecido é indiferente e nas questões afirmativas inversas concorda que há um efetivo suporte. Identificou-se também que aproximadamente 56% dos servidores, não possuem clareza aos conceitos de sustentabilidade e governança pública, fato este que influencia no alcance de objetivos e das metas definidas pelos gestores.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Profa Drª. Gleimiria Batista da Costa
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2596
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