Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2598
Título: Questão agrária e espaços camponeses em Rondônia
Autor(es): Bresciani, Dério Garcia
Palavras-chave: Questão Agrária
Camponeses
Espaço
Território
Data do documento: 2018
Citação: BRESCIANI, Dério Garcia. Questão agrária e espaços camponeses em Rondônia. Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Resumo: A questão agrária tem sido tema de pesquisas em muitas áreas do conhecimento, assim como. na Geografia. Como resultado dos esforços em entender os avanços do capitalismo no espaço rural surgiram dois paradigmas com diferentes teorias explicativas: o Paradigma do Capitalismo Agrário (PCA) e o Paradigma da Questão Agrária (PQA). Nossa perspectiva de análise está pautada no PQA, que entende a questão agrária como um problema direto do capitalismo, intrínseca a sua base estrutural, só sendo possível resolvê-la pela superação do sistema. Para além do debate teórico resultante destas duas correntes, nos planos prático e cotidiano temos os camponeses que vivenciam a questão agrária como problema presente em suas lutas pela sobrevivência e na insistência em perpetuar seu modo de vida. As diferentes pesquisas realizadas sobre a temática permitiram avanços, principalmente, no que diz respeito ao universo teórico da problemática. Porém, apontamos a partir desta pesquisa, a necessidade de conhecer ainda mais como este problema é percebido pela experiência empírica dos camponeses. Neste trabalho investigamos como a questão agrária fomenta e estabelece a produção social dos espaços camponeses tendo como elemento dessa análise a compreensão empírica destes sujeitos, consubstanciada ao referencial teórico. As reflexões em torno dos aportes teóricos nos permitiram o recorte das seguintes variáveis: o perfil e os aspectos sociais dos camponeses; a relação com o campo e concepção da questão agrária; a posse e propriedade da terra e o uso da terra e produção. Deste modo, a obtenção de dados e a análise teórica permitiram a discussão dessas temáticas e constituem nossos objetivos específicos nesse estudo. Os participantes da pesquisa foram camponeses aos quais tivemos acesso através do curso de Educação do Campo, oferecido especificamente para estes. Com o propósito de atender a este objetivo, esta investigação foi desenvolvida, metodologicamente, na perspectiva da pesquisa qualitativa em relação ao levantamento dos dados, e utilizamos como perspectiva interpretativa da geografia crítica, no arcabouço da geografia agrária. Na análise dos resultados obtidos foram feitas às projeções teóricas que fundamentam este estudo constituindo, assim, uma configuração da questão agrária camponesa no estado de Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia como Pré-Requisito para obtenção do Título de Mestre em Geografia. Linha de Pesquisa: Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento – TRPD. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gilson da Costa Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2598
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_DERIO_GARCIA.pdf3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.