Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2623
Título: A presença Trágica do "emparedado" nas doces paragens da literatura
Autor(es): Barros, Adailton Almeida
Palavras-chave: Cruz e Sousa
Símbolos
Simbólica do mal
Data do documento: 2018
Citação: BARROS, A. A. A presença Trágica do "emparedado" nas doces paragens da literatura. Universidade Federal de Rondônia. 2018. 119f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: Este trabalho elabora uma leitura que destaca a emergência dos símbolos no poema “Emparedado” de João da Cruz e Sousa (1861 – 1898). O trabalho está dividido em três partes que identificam objetivos diferentes do nosso trabalho, a saber, a primeira que nos introduz o poema, traz conceitos fundantes e discute a forma poética do texto, a segunda que trabalha com os símbolos noturnos do poema “Emparedado” e com os recursos fonéticos e a terceira que elabora uma leitura que destaca a emergência dos símbolos e dos mitos do mal no poema “Emparedado” a partir da abordagem dos símbolos do mal e dos mitos do princípio e fim do mal realizado por Paul Ricoeur em sua Simbólica do Mal, especialmente os símbolos da culpabilidade: mancha, pecado e nódoa, e os tipos míticos da alma exilada e do trágico. A abordagem do símbolo é a tônica do trabalho, porque por meio de seu estudo pode-se verificar um discurso metapoético e, também, características de um eu lírico trágico no poema.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Dra Mara Genecy Centeno Nogueira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2623
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação mestrado.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.