Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2627
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Emanoela Maria Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T18:01:44Z | - |
dc.date.available | 2019-05-30T18:01:44Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Sousa, E. M. R. de. A prática da educação em saúde na atenção primária: a percepção do usuário do sus do município de Jaru-RO. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2627 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Maria Berenice Alho da Costa Tourinho. | pt_BR |
dc.description.abstract | O enfoque desta pesquisa está centrado na percepção dos usuários do SUS sobre a Educação em Saúde desenvolvida pela Atenção Primária à Saúde. O estudo foi orientado pelo seguinte pressuposto teórico: a Equipe de Saúde da Família (ESF) não executa a Educação em Saúde a fim de transformar o prognóstico de saúde do usuário. Portanto, assume-se que a percepção de prática de Educação de Saúde pode ser um dos fatores que interferem neste processo. Considerando o contingente de 245 usuários investigados, no caso de um estudo quantiqualitativo que teve um perfil da amostra definido por fatores de idade, sexo, estado civil, nível de escolaridade, renda mensal, bairro de residência e UBS que mais frequenta, a pesquisa sugere que há um reconhecimento da importância da Educação em Saúde como uma das práticas de atuação da ESF, bem como a promoção do autocuidado. Os dados do questionário para conhecer a percepção dos usuários do SUS trazem à discussão as debilidades da Estratégia de Saúde da Família no município de Jaru, no que diz respeito à Educação em Saúde. Os resultados da pesquisa referem-se a uma discussão de alternativas para a gestão municipal, a fim de se promover uma melhor percepção, por parte dos usuários do SUS, sobre as estratégias de educação em saúde desenvolvidas pela Atenção Primária à Saúde. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Brenda de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-05-29T12:41:01Z No. of bitstreams: 2 EMANOELA M R SOUSA.pdf: 1961543 bytes, checksum: dfb6145b8d4b60dc432f248e141c267a (MD5) EMANOELA MPECS.pdf: 149973 bytes, checksum: 7b70765262b454715765da3c0f1a794b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-05-30T18:01:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 EMANOELA M R SOUSA.pdf: 1961543 bytes, checksum: dfb6145b8d4b60dc432f248e141c267a (MD5) EMANOELA MPECS.pdf: 149973 bytes, checksum: 7b70765262b454715765da3c0f1a794b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-30T18:01:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 EMANOELA M R SOUSA.pdf: 1961543 bytes, checksum: dfb6145b8d4b60dc432f248e141c267a (MD5) EMANOELA MPECS.pdf: 149973 bytes, checksum: 7b70765262b454715765da3c0f1a794b (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Saúde e Percepção | pt_BR |
dc.title | A prática da educação em saúde na atenção primária: a percepção do usuário do sus do município de Jaru-RO. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMANOELA M R SOUSA.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
EMANOELA MPECS.pdf | 146,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.