Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2633
Title: Avaliação da implantação do método canguru no hospital de base “Dr. Ary Pinheiro” em Porto Velho
Authors: Carvalho, Daniel Pires de
Keywords: Método Canguru
Avaliação do serviço
Recém-Nascido
Baixo peso
Equipe de trabalho
Issue Date: 2015
Citation: CARVALHO, D. P. de. Avaliação da implantação do método canguru no hospital de base “Dr. Ary Pinheiro” em Porto Velho. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Abstract: O Método Canguru (MC) é uma assistência neonatal que promove o contato pele a pele precoce e crescente entre os pais e o RN, pelo tempo que entenderem ser prazeroso e suficiente, promovendo a autonomia e a competência parental através do suporte da equipe e da interação familiar. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o grau de implantação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de baixo peso (RNBP) – Método Canguru no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho-RO. Foi realizado um estudo avaliativo, utilizando-se a técnica da observação de todas as equipes do serviço da unidade neonatal das dimensões estrutura e processo de trabalho. Os resultados demonstraram um Método Canguru parcialmente implantado na avaliação da estrutura com 73% de respostas positivas e não implantado na avaliação do processo com 56,8% de respostas positivas. Conclui-se que com 66,7% no somatório das avaliações, estrutura e processos, o Método Canguru no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro está parcialmente implantado. Para uma efetiva implantação se faz necessária mudanças no processo de trabalho para integração do serviço e melhoria das práticas do MC no HBAP. A educação permanente em saúde tem papel fundamental para que possa superar as dificuldades e inadequações com a consequente melhoria na assistência aos RNBP e suas famílias no HBAP.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Ana Lúcia Escobar.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2633
Appears in Collections:PPGECS/PVH - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL FINAL.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.