Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2634
Título: Implantação da educação permanente em oncologia em um hospital na cidade de Cacoal, ao sul do estado de Rondônia
Autor(es): Santana, Danielle da Silva
Palavras-chave: Educação Permanente
Oncologia.
Políticas Públicas
Data do documento: 2017
Citação: SANTANA, D. da S. Implantação da educação permanente em oncologia em um hospital na cidade de Cacoal, ao sul do estado de Rondônia. 2017. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) preconiza o atendimento integral dos usurários com câncer. Nesse sentido, a Educação Permanente em Saúde (EPS) se mostra uma importante estratégia para o alcance da efetividade das ações no controle dessa doença. Sendo assim, o objetivo principal do presente estudo foi compreender a percepção dos profissionais médicos e enfermeiros acerca da EPS, no Hospital Regional de Cacoal. Realizouse um estudo do tipo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados observação simples e entrevista semiestruturada, realizada com quinze profissionais. Para a análise de dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo, em que buscou-se a construção de grupos temáticos representativos do fenômeno analisado. Os principais resultados apontaram que a educação permanente é compreendida como sinônimo de educação continuada, os participantes descreveram o HRC como sendo um local propício para realização de práticas educacionais e os principais temas de interesse na área de oncologia estiveram relacionados aos cuidados paliativos e quimioterapia antineoplásica. Em face disso, evidenciou-se que a EPS no HRC precisa ser melhor entendida pelos profissionais e ser expandida na sua implementação, sendo necessário formular e inserir ações da área do câncer no planejamento. Demonstrou-se também que as maiores dificuldades para a efetivação dessa educação estão relacionadas à gestão do serviço e trabalho em equipe. Contudo, o HRC apresenta potencialidades como profissionais capacitados, boa infraestrutura e pactuação com a área de ensino.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof. Dr. José Odair Ferrari.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2634
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoDANIELLESANTANA_2017.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.