Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2635
Title: Perfil da morbimortalidade por acidentes no município de Porto Velho, Rondônia, em 2012
Authors: Silva, Valentina Barbosa da
Keywords: Causas externas
Acidentes
Mortalidade
Morbidade
Urgência
Emergência
Issue Date: 2014
Citation: SILVA, V. B. da. Perfil da morbimortalidade por acidentes no município de Porto Velho, Rondônia, em 2012. 2014. 23f. Artigo (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Abstract: Este artigo apresenta as características dos acidentes atendidos nas Unidades de Urgência e Emergência do município de Porto Velho. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo, das morbimortalidade das unidades de urgência e emergência do Inquérito VIVA, 2012. Os resultados apresentam que as vítimas de acidente são do sexo masculino, com idade entre 20 e 59 anos. Nas mulheres, a idade de 0 a 19 anos representa o maior grupo de vítimas de acidentes, o horário de ocorrência dos acidentes ocorrem entre as 19h às 05h:59 e no momento do acidente as vítimas se locomoviam de motocicleta, apresentando lesões como cortes, sendo membros superiores e membros inferiores como partes do corpo mais atingidas. Conclui-se que os dados apresentados podem contribuir com ações locais, aproximando gestores e trabalhadores de saúde para a Política de Educação Permanente, visando ações reflexivas sobre a dinâmica e importância do seu trabalho, nas redes de urgências.
Description: Artigo apresentado ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Renato Vitória Calheiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2635
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo de conclusão do MP - Valentina Barbosa PDF.pdf253,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.