Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2640
Título: Competências gerenciais do enfermeiro em unidades públicas de saúde do estado de Rondônia: desafios de ser gestor
Autor(es): Aquino, Marcela Cláudia de Almeida
Palavras-chave: Competências gerenciais
Gestão de competências
Enfermeiro
Data do documento: 2015
Citação: AQUINO, M. C. de A. Competências gerenciais do enfermeiro em unidades públicas de saúde do estado de Rondônia: desafios de ser gestor. 2015. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Este estudo teve como objetivo, analisar como configuram as capacidades de gestão dos enfermeiros participantes da pesquisa, em Unidades Públicas de Saúde do Estado de Rondônia no município de Porto Velho. O objetivo da pesquisa foi descrever as percepções dos enfermeiros sobre as habilidades gerenciais adquiridas através de um modelo de pesquisa estruturado, a fim de configurar os perfis de lideranças gerenciais. A pesquisa de campo em Unidades Públicas de Saúde do Estado foi realizada com abordagem quantitativa com a criação de uma triangulação entre os métodos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de sessenta questionários sociodemográficos e o modelo de avaliação das competências a todos os sujeitos participantes da pesquisa. Os dados dos questionários foram tabulados com estatísticas simples. Nos resultados, verificaram-se perfis eficazes e ineficazes, através das habilidades de papéis de liderança. Tendo em conta os resultados, as limitações da pesquisa e suas contribuições e recomendações para intervenções pedagógicas destinadas a melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof.ª Dr.ª. Kátia Fernanda Alves Moreira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2640
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE MESTRADO MARCELA CLÁUDIA.pdf900,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.