Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2642
Título: A atuação de psicólogos (as) no atendimento a adolescentes em conflito com a lei em unidades socioeducativas em meio aberto.
Autor(es): Duarte, Luciana Fernandes
Palavras-chave: Atuação do psicólogo
Adolescentes
Medidas socioeducativas
Data do documento: 2018
Citação: DUARTE, L. F. A atuação de psicólogos (as) no atendimento a adolescentes em conflito com a lei em unidades socioeducativas em meio aberto. Porto Velho, 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a atuação de psicólogos e psicólogas nas medidas socioeducativas em meio aberto. A investigação buscou averiguar como que a inserção da psicologia tem se desenvolvido nesse tipo de serviço e qual a compreensão dos profissionais que ali trabalham, sobretudo em relação ao seu papel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritiva e exploratória. Foi utilizado como instrumento metodológico entrevistas semi estruturadas, realizadas com cinco psicólogos que trabalham no Centro de Referência Especializado em Assistência Social/Medidas Socioeducativas em meio aberto – CREAS/MSEMA, do município de Porto Velho – RO. Para reflexão e discussão dos dados coletados, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados da pesquisa revelaram como os profissionais percebem a atuação no âmbito das MSE, demonstrando pouca sistematização do serviço e da atuação dos psicólogos. A pesquisa evidenciou que o trabalho nesse campo, mesmo com as s políticas que regulam a proteção integral e garantia de direitos para adolescentes em conflito com a lei, sofre com a falta de condições adequadas de trabalho. Tal fato é somado à formação que não contemplou uma preparação junto à assistência social. Com isso, se faz necessário que essas instituições e seus profissionais busquem ações que repensem e melhor articulem e esclareçam a atuação dos diversos saberes no cotidiano do serviço, de modo que promovam uma atuação interdisciplinar, reconhecendo as necessidades de cada adolescente e a implicação de cada um na política socioeducativa.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. José Juliano Cedaro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2642
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Luciana.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.