Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2663
Title: Formação de preços de produtos hortifrúti dos pequenos produtores rurais de Alta Floresta D'Oeste e Rolim de Moura
Authors: Neres, Pablo Henrique de Souza
Keywords: Formação de preço
Custos
Agricultura familiar
Issue Date: 2017
Citation: NERES, Pablo Henrique de Souza. Formação de preços de produtos hortifrúti dos pequenos produtores rurais de Alta Floresta D'Oeste e Rolim de Moura. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Abstract: Preço é uma expressão monetária do valor de um produto ou serviço. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi verificar como os pequenos produtores rurais de produtos hortifrútis de Alta Floresta D’Oeste e Rolim de Moura formam seus preços de venda, levantar os custos no processo de venda, descrever os processos de estimação de custos e as variáveis que influenciam a elaboração de preço e analisar a importância da concorrência e as táticas de precificação na formação de preço. Utilizou-se abordagem qualitativa e quantitativa, métodos dedutivos e pesquisa descritiva. As técnicas de coletas de dados foram formulários, para 22 produtores, entrevista semiestruturada para três produtores e observação não participante para a amostra. A formação dos preços de venda dos produtos tem como base os concorrentes, 59,09% dos agricultores praticam o preço médio entre os concorrentes e em relação à demanda 63,64% formam preço de acordo com a época. Em relação às variáveis, cliente, concorrente e custo na formação do preço, o resultado revela que em primeiro lugar na precificação está o cliente. Em relação ao que é mais importante no processo de precificação 31,82% afirmam ser a margem de lucro, sendo essa atrelada à margem de contribuição. No entanto, 50% dos proprietários não têm controle fixo de seus custos. Recomenda-se para pesquisas futuras o estudo sobre a aplicação de ferramentas e gestão financeira das propriedades como vantagem competitiva frente aos concorrentes e estudos sobre formação de preços em lojas de materiais de construção e lojas de confecções de roupas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Ademir Luiz Vidigal Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2663
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PABLO HENRIQUE DE SOUZA NERES.pdf897,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.