Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2682
Title: Avaliação da gestão de estoques em um supermercado de Cacoal/RO
Authors: Vieira, Midiã Agada Campos
Keywords: Estoques
Gestão
Supermercado
Cacoal
Issue Date: 2019
Citation: VIEIRA, Midiã Agada Campos. Avaliação da gestão de estoques em um supermercado de Cacoal/RO. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2019.
Abstract: Toda organização necessita em alguma etapa do processo possuir estoques, seja ele para amortecer fluxos de demandas, ou para obter poder de mercado. E a utilização de estoques, faz com que as empresas necessitam de gerencia-los, pois não ter a demanda ajustada aos níveis de estoques, torna a empresa suscetível a interromper o fornecimento do seu produto, caso o fornecedor não realize a entrega no prazo estipulado, por outro lado, se a empresa manter alto nível de estoques esta congestionando seu capital, e aumentando os gastos para a manutenção dele. Dessa forma, existem varias ferramentas que ajuda na tomada de decisão, tornando mais visível a necessidade de estoque, sendo elas: a curva ABC, o sistema de máximos e mínimos, o sistema de revisão periódica, entre outras. Diante do exposto a presente pesquisa visou analisar a gestão de estoques em um supermercado de Cacoal/RO, com o objetivo de descrever o processo de compras, a gestão de estoque analisada, identificando as ferramentas utilizadas na gestão de estoques e verificando o desempenho da organização. A pesquisa utilizou a metodologia de pesquisa de campo de caráter qualitativo e foi utilizado o método dedutivo e pesquisa descritiva. Para responder os objetivos proposto foram aplicados questionários e entrevista como técnica de coleta de dados parar a obtenção das informações relevantes e confrontar com a bibliografia vigente. A empresa apresenta a utilização de um software como base da gestão de estoque e o inventario físico com controle de estoque, identificando a falta de previsão de demanda e de utilização de outras ferramentas para o controle eficaz do estoque, a empresa pesquisada também não possui um estoque de segurança estipulado, o que dificulta no gerenciamento de estoque, correndo risco de falta ou excesso. Sendo assim, foram proposto algumas melhorias no gerenciamento e aplicações de ferramentas como a curva ABC, que torna a tomada de decisão mais eficiente, diminuindo os riscos de falta do produto e seu excesso em estoques, tornando a margem operacional do supermercado menos comprometida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção Orientador: Prof. Dr. André Jun Miki
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2682
Appears in Collections:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Midiã Vieira.pdf983,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools