Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/27
Título: Inclusão digital: a influência do ensino de informática como contribuição à gestão rural familiar
Autor(es): Carvalho, Fernando Afonso de
Palavras-chave: Inclusão digital
Analfabetismo funcional
Gestão rural
Data do documento: 17-Fev-2014
Resumo: A inclusão digital é a democratização no acesso e no uso das novas tecnologias de comunicação. Desta forma, o computador passou a ser uma ferramenta essencial para a gestão de qualquer empreendimento empresarial, industrial e rural. No que concerne à atividade rural familiar, uma das dificuldades para a inclusão digital dos agricultores é a própria exclusão educacional que se encontram, onde grande parte não são alfabetizados ou são considerados pelo seu meio social como analfabetos funcionais. O presente artigo investigou a contribuição do ensino de informática nas estratégias de gestão utilizadas pelos agricultores familiares, e traz considerações acerca das políticas de inclusão digital voltadas para a agricultura familiar, a exemplo dos programas de educação profissional rural e destaca os desafios enfrentados pelos analfabetos funcionais no Brasil. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se estudo de caso com abordagem qualitativa, foram entrevistados os participantes do projeto de extensão universitária “Alfabetização Digital”, realizado pelo curso de Ciências Contábeis, do campus de Cacoal, da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Como resultado, o estudo mostrou que além da contribuição da informática na gestão da pequena propriedade rural, a inclusão digital contribui na educação e na inserção social do agricultor, proporcionando a independência na busca de conhecimento de novas práticas de agricultura sustentável, ecológica e cooperação da atividade agrícola, transformando a agricultura familiar como uma alternativa possível de desenvolvimento, renda e sustentabilidade.
Descrição: Artigo científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis sob orientação do Prof. Me. Charles Carminati de Lima.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/27
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FERNANDOimprimir.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador