Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2706
Título: Avaliação e adequação sanitária de microempresas produtoras de alimentos prontos para consumo da cidade de Ariquemes - RO
Autor(es): RIBEIRO, Daniely Aparecida Roas
Palavras-chave: Boas Práticas de Fabricação
Segurança Alimentar
Adequação
Data do documento: 2019
Citação: RIBEIRO, Daniely Aparecida Roas.Avaliação e adequação sanitária de microempresas produtoras de alimentos prontos para consumo da cidade de Ariquemes - RO. 2019, 87 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Resumo: Nos últimos anos os brasileiros passaram a se alimentar mais fora do lar, por falta de tempo ou praticidade. Com isso, aumentou a demanda de locais que produzem e comercializam alimentos prontos para consumo. Sabe-se que muitos desses estabelecimentos não se enquadram nas exigências mínimas da legislação sanitária. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) colaboram com qualidade higiênico-sanitária dos produtos e do local de manipulação, reduzindo assim riscos de contaminação. O presente trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de análise observacional, questionários e análises microbiológicas, as condições higiênicas sanitárias de duas microempresas fornecedoras de alimentos prontos para consumo da cidade de Ariquemes - RO e de seus manipuladores e adequar as inconformidades de acordo com a legislação. As duas microempresas apresentaram irregularidades no local, no processo e algumas ações dos manipuladores o que ocasionou resultados insatisfatórios nas análises microbiológicas e visuais antes da consultoria. Após assessoria por treinamento, e entrega de documentos (manual de BPF e POP´s) houve significativa melhora da qualidade higiênica, observada por todos os métodos de avaliação, em especial da microempresa que mais se atentou em seguir as recomendações. Com esse estudo é possível compreender a importância da implementação das BPF e colaboração de todos os envolvidos, para obter resultados favoráveis sobre as condições higiênicas e consecutivamente alimentos melhores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof.ª Dra. Gisele Teixeira de Souza Sora
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2706
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO, Daniely Aparecida Roas.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.