Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2711
Title: Educação e trabalho: um estudo sobre suas influências nas condições de permanência da juventude no campo
Authors: Pereira, Gildecy dos Santos
Keywords: Jovens do Campo
Migração
Educação e Trabalho
Issue Date: 2019
Citation: PEREIRA, Gildecy dos Santos. Educação e trabalho: um estudo sobre suas influências nas condições de permanência da juventude no campo. 2019, 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: O cenário de migração dos jovens do campo para a cidade está cada dia mais comum nos dias atuais. Sendo assim, é imprescindível saber quais motivos levam os jovens do campo a migrarem para a cidade. O contexto no qual o jovem camponês está inserido influencia muito no cenário de migração, pois, a formação escolar do jovem do campo está relacionada a uma visão urbana e encontra-se longe da realidade em que o jovem está inserido. O presente trabalho tem por objetivo identificar quais os motivos levam o jovem do campo a migrar para a cidade. Para tanto, considera-se a hipótese de motivos relacionados à díade Educação e Trabalho a partir do pressuposto de que são aspectos indispensáveis para a garantia de uma vista justa no campo. O procedimento metodológico concilia: estudo sobre a Reforma Agrária com a intenção de compreender a realidade do campo em relação ao trabalho e condições de vida, o que ocorreu a partir de pesquisa bibliográfica em autores que discutem o tema, bem como pesquisa documental na legislação brasileira sobre o referido tema; também levantamento bibliográfico em artigos acadêmicos e publicações de autores que discutem a Educação do Campo com a finalidade de conhecer fatores levantados na produção científica que influenciam na migração dos jovens para a cidade; na sequência foi realizada investigação empírica para investigar a problemática em questão, os motivos da intensa migração do jovem do campo para a cidade no Território Vale do Jamari. Dessa forma a escolha do local para coleta das informações levou em consideração fatores como localização e contexto histórico, optando então por uma comunidade no meio rural de Ariquemes (RO) onde vivem famílias assentadas. Sendo assim, as entrevistas foram realizadas com professores e egressos da escola do campo que atende a referida comunidade. Constatou-se que os motivos da migração dos jovens do campo para a cidade estão relacionados à Educação e Trabalho, pois as repostas dos entrevistados constataram a hipótese inicial. A escola do campo observada não alcança a demanda de formação para o trabalho no campo e caracteriza-se como escola no campo, porém com características urbanas, ou seja, dessa maneira não forma o aluno para atuar na realidade em que está inserido. Conclui-se que entre os motivos que levam o jovem do campo a migrar para a cidade está a Educação, seja pela falta de contextualização com a realidade camponesa, seja pela falta de possibilidade de acesso a níveis mais elevados do ensino; e o Trabalho, tanto pela pouca formação para o trabalho agrícola e falta de acesso a políticas de produção e renda no meio rural, como pelo cenário de acúmulo de terras nas mãos dos grandes fazendeiros que impõe ao jovem do campo apenas a opção de trabalho assalariado em condições de trabalho piores que no meio urbano. A pesquisa empírica apresentou ainda, a falta de opções de lazer como um motivo para a migração do jovem do campo para a cidade.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.a Ma. Lara Cristina Cioffi.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2711
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEREIRA, Gildecy dos Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso556,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.