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Título: Contos infantis: o entendimento das crianças de uma escola do campo sobre os papéis de gênero
Autor(es): Silva, Luciana Zurica
Palavras-chave: Educação no campo
Relação de gênero
Contos Infantis
Data do documento: 2019
Citação: Silva, Luciana Zurica. Contos infantis: o entendimento das crianças de uma escola do campo sobre os papéis de gênero. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.
Resumo: RESUMO: Sabe-se, que as crianças passam por algumas fases durante o seu crescimento e desenvolvimento, porém, algumas vezes elas não são compreendidas e acabam guardando para si mesmas as descobertas e mazelas do seu dia a dia. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão das crianças que frequentam uma escola do campo, no município de Ji-Paraná sobre a construção de gênero; ideias que elas já possuem sobre o masculino, o feminino e a homossexualidade, se for o caso. A ideia de utilizar contos de fadas clássicos é para que, instigados por eles, as crianças expressar (por palavras, silêncios, gestos, sorrisos ou sussurros etc.) o que pensam sobre o assunto em questão. Para isso, foi realizada a pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de estudos bibliográficos e observações com grande intervenção das crianças frente aos contos, uma vez que eram instigadas a verbalizar, desenhar, reinventar histórias a partir do que era oferecido. Os registros das falas das crianças eram feitos em diário de campo, tanto em sala de aula quanto em momentos em que me encontrava na escola. Os desenhos e escritas eram recolhidos e analisados segundo categorias de aproximação (informação semelhante), separadamente: meninos e meninas. Utilizou-se como referenciais teóricos os estudos de Carvalho (1985), Vicente (2014), Bettelheim (2014), (1999), Molina, Sá (2012), Caldart (2008), Louro (1997), Scott (1995), Casagrande, Moreno (1999), Carvalho (2005), Coelho (2005), dentre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada na área rural do município de Ji-Paraná/RO, tendo como sujeitos participantes catorze crianças entre 8 e 9 anos de idade do 3º ano do ensino fundamental. Considerando os dados levantados sobre a representação das relações de gênero a partir dos contos, destacamos que os meninos e as meninas têm uma visão semelhante, quanto ao papel do homem e o papel da mulher em sociedade, no entanto, há dentre eles/as quem destoe da média, com visão mais progressista ou mais conservadora. Esse fator é importante à medida em que a escola compreende que precisa trabalhar concepções de gênero como fonte de informação segura, numa direção respeitosa. Na percepção das crianças, fica evidente que o homem é o provedor da família, que faz os trabalhos considerados pesados, mas, ao mesmo tempo há a afirmação de que uma mulher também dá conta de tarefas da vida na roça e, é relacionado a ela, o cuidado e os afazeres domésticos, pois “ela cuida e faz melhor”, embora o homem também pode fazê-lo. Percebe-se, a partir da pesquisa que as crianças do campo estão tendo percepções de ralações de gênero mais igualitárias, pois têm acesso a elementos simbólicos e materiais dos tempos atuais e, pensam sobre o que se apresenta a eles/as. A escola, diante disso, precisa entender esse importante papel de se colocar como quem pode e dever contribuir para favorecer crianças/cidadãs e cidadãos, numa perspectiva de equidade de gênero, que, incide no mundo do trabalho, na valorização ou desvalorização de um ou outro ser humano, de acordo com o seu sexo. A educação do campo com a pedagogia da alternância na escola pesquisada também é um elemento inovador, que outrora pode proporcionar outras abordagens e metodologias que possibilite as crianças entenderem melhor o seu cotidiano e as relações que vivem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito parcial para a obtenção de grau em Licenciatura em Pedagogia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2720
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