Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2721
Título: Uma poética sobre EJA e negritude
Autor(es): Silva, Elias Paranha da
Palavras-chave: Educação de Adultos
Poesia
Desigualdade Social
Preconceito Racial
Data do documento: 2019
Citação: Silva, Elias Paranha da. Uma poética sobre EJA e negritude. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.
Resumo: Este trabalho aborda a temática Educação de Jovens e Adultos e Relações Raciais a partir da pesquisa realizada em uma Escola pública no município de Ji-Paraná. O problema que delineou a pesquisa que procuramos responder ou, discorrer, se deu em torno de saber como é trabalhada a temática das relações raciais e como os alunos percebem ou não o preconceito racial numa turma do oitavo ano na Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizado grandemente observações em sala de aula com registros, na perspectiva de ouvir falas de professores e alunos, e somado a isso, houve aplicação de um questionário estruturado com questões para os professores. Fizemos também análise do PPP da Escola. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica de educação, destinada a quem não teve oportunidade de estudar em idade adequada e, visa superar, em parte, desigualdades históricas, conforme reconhece o Parecer 011/2000. O trabalho sobre relações raciais ainda é um grande desafio nas Escolas, embora haja a Lei 10.639/03, pois muitos profissionais da educação não entendem a sua necessidade. Destacamos com essa pesquisa, que é preciso seguir a luta pela educação pública de qualidade, inclusive garantindo formação de professores para a EJA e, que essa formação precisa ser interdisciplinar de modo a abarcar relações raciais e outras demandas específicas. Os alunos/as da EJA são trabalhadores/as, cujos trabalhos são os mais precários, por falta de qualificação educacional e a Escola tem deixado a desejar reflexões para que se percebam como negros/as e/ou pardos/as e sua especificidade em vista de criticidade e não aceitação do racismo ou, mesmo conformismo de que a situação é esta e não muda. O texto é poético para amenizar a verdade quando crua desses tempos difíceis….
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2721
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ELIAS_PARANHA_DA_SILVA.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.