Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2722
Título: Tecnologias na educação: os jogos digitais como uma metodologia de ensino da matemática
Autor(es): Oliveira, Judsy Allan Batista de
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais
Jogos Digitais
Didática da Matemática
Data do documento: 2018
Citação: Oliveira, Judsy Allan Batista de. Tecnologias na educação: os jogos digitais como uma metodologia de ensino da matemática. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2018.
Resumo: Este artigo visa apresentar uma discussão teórica sobre o papel das tecnologias educacionais nas salas de aula, enfatizando os jogos digitais no ensino de Matemática, trazendo visões de diferentes autores a respeito deste tema. Colocamos então em discussão o seguinte questionamento: Esse tipo de tecnologia ajuda o professor de Matemática em suas atividades pedagógicas ou só tende a atrapalhar as suas aulas? Tal problemática se respalda no reconhecimento de que hoje os jogos, tanto quanto a tecnologia, fazem parte das vidas de muitos jovens, se constituindo em recursos que podem ser introduzidos no ensino de diversas disciplinas escolares, inclusive da Matemática, vista como uma disciplina de difícil compreensão. Por outro lado, a aplicabilidade destes jogos como forma lúdica de ensino deve ser bem trabalhada no intuito destes não serem vistos apenas como games por parte dos alunos, de maneira que o professor saiba lidar com a tecnologia utilizada em sala de aula, conduzindo seus discentes ao caminho desejado. Diante destes posicionamentos, e com base na construção teórica abordada neste trabalho, concluímos que os jogos podem mostrar aos alunos que a Matemática pode ser aprendida de uma forma simples e divertida. E que, em especial, os jogos digitais, na confluência entre os jogos e as tecnologias, possibilitam que os alunos queiram participar das aulas de Matemática, se sintam atraídos para resolver os problemas propostos por seus professores, ao que esse tende a conduzir essa ferramenta como um recurso de auxílio pedagógico em suas aulas, complementando também o que já foi ensinado nas aulas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Avaliadora do Departamento de Matemática e Estatística - DME, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciatura em Matemática
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2722
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO JUDSY - Formato Final.pdfJudsy Allan Batista de Oliveira440,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.