Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2723
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Francielli da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-14T02:10:37Z | - |
dc.date.available | 2019-09-14T02:10:37Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Ribeiro, Francielli da Silva. Um panorama histórico acerca da formação inicial de professores de matemática em cursos presenciais das Universidades e Institutos Federais nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2723 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto de uma das pesquisas desenvolvidas por membros do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM), na linha de História da Educação Matemática (HEM). Está integrada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC), ciclo 2018/2019. Tem por objetivo analisar de que forma se constituiu a trajetória histórica da formação inicial de professores de Matemática ocorrida por meio de cursos presenciais nas Universidades Estaduais e Institutos Federais nos três estados mais populosos da região Norte brasileira: Amazonas, Pará e Rondônia. Esta análise pautou-se nos objetivos geral e específicos estabelecidos, buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: de que forma se constituiu a trajetória histórica da formação inicia l de professores de Matemática nos três estados mais populosos da região Norte brasileira: Amazonas, Pará e Rondônia ocorrida por meio de cursos presenciais nas Universidades Estaduais e Institutos Federais? O principal instrumento de análise foram os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência, caracterizando assim uma pesquisa histórica com análise documental. O estudo foi fundamentado a partir de escritos de Bloch (2001), Le Goff (2003) Valente (2005) e Albuquerque (2014). No tocante a resultados, a criação dos cursos de formação inicial em Matemática se deu pela necessidade de formação professores para essa área de conhecimento, dada à escassez de profissionais habilitados na Rede Básica de Educação. Ainda, é possível inferir que os cursos de Licenciatura em Matemática destes estados das Universidades Estaduais e Institutos Federais são marcados por aspectos da história global que contribuem e influenciam para criação ou restruturação local. As Universidades Estaduais cresceram como unidades Multicampi a partir do projeto de interiorização do ensino superior, buscando atender as demandas emergentes da região. Os Institutos Federais por meio da Lei de Criação necessitam oferecer vinte por cento de suas vagas para cursos de licenciaturas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-09-13T18:02:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_FRANCIELLI_RIBEIRO_2019.pdf: 561988 bytes, checksum: 2785f5ebc563dfd1fa1e3a5beb6f522b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-09-13T18:03:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_FRANCIELLI_RIBEIRO_2019.pdf: 561988 bytes, checksum: 2785f5ebc563dfd1fa1e3a5beb6f522b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-09-14T02:10:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_FRANCIELLI_RIBEIRO_2019.pdf: 561988 bytes, checksum: 2785f5ebc563dfd1fa1e3a5beb6f522b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-14T02:10:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_FRANCIELLI_RIBEIRO_2019.pdf: 561988 bytes, checksum: 2785f5ebc563dfd1fa1e3a5beb6f522b (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.subject | Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM) | pt_BR |
dc.subject | História da Educação Matemática (HEM) | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) | pt_BR |
dc.title | Um panorama histórico acerca da formação inicial de professores de matemática em cursos presenciais das Universidades e Institutos Federais nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_FRANCIELLI_RIBEIRO_2019.pdf | Francielli Ribeiro | 548,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.