Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Lucinalva Aparecida-
dc.date.accessioned2019-09-14T02:11:43Z-
dc.date.available2019-09-14T02:11:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNeves, Lucinalva Aparecida. A formação de professores de matemática, em serviço, na região central de Rondônia: uma trajetória histórica permeada pela oralidade de testemunhas oculares (1992-2009). 2019. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019..pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2724-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística – DME, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, para obtenção do grau de Licenciada em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractEste estudo fez parte da pesquisa intitulada “Um olhar através das lentes históricas sobre a formação de professores de Matemática na região central de Rondônia”, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação de Científica (PIBIC) e, dando continuidade às investigações, elas se constituíram como o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Teve como objetivo geral construir uma trajetória histórica, a partir da oralidade dos sujeitos, que vivenciaram os cursos de formação de professores de Matemática, em serviço, na região central de Rondônia, por meio dos projetos especiais Cursos Parcelados e PROHACAP, que ficaram sob a responsabilidade da UNIR campus de Ji-Paraná, durante o período 1995-2009. Para tanto foram elencados três objetivos específicos: 1- Investigar, através dos depoimentos, das testemunhas oculares, vestígios que deem sustentação para a presente construção histórica; 2- Compreender a trajetória da formação de professores de Matemática, em serviço; e 3 - Promover uma análise nos rupturas e permanências ocorridos nos projetos especiais objetos da presente pesquisa. A fundamentação teórica foi elaborada tomando como base autores que desenvolvem pesquisas nas áreas de Educação, Educação Matemática e Hist ória, dentre eles: Jacques Le Goff (2003), Marc Bloch (2001), Valente (2013), Garnica e Souza (2012). Metodologicamente o estudo caracterizou-se como uma pesquisa histórica com a análise de dados realizada à luz dos recursos da história oral. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 13 testemunhas oculares: dois professores um deles atuou somente no curso PROHACAP e 11 ex-alunos sendo dois do Curso Parcelado e os noves do PROHACAP. Os resultados mostram mudanças significativas na área da Educação no estado de Rondônia, dentre as quais destacamos que: os cursos foram oferecidos para atender uma grande demanda de professores sem formação em nível superior e que estava atuando em sala; esse modelo de curso era uma ação emergencial, todavia durou quase duas décadas; a UNIR cumpriu seu papel social possibilitando a formação desses professores nestes moldes, pois consideradas as grandes distâncias geográficas, não tinham oportunidade de participar de cursos regulares; o término dos cursos deixou reflexos positivos, pois as escolas passaram a ter um corpo docente com melhor formação, o que se pressupõe um ensino de melhor qualidade. É possível ainda afiançar que o período de oferecimento dessas licenciaturas, mediadas pelos referidos cursos constituiu-se como um marco na história da formação de professores de Matem ática em Rondônia. Esperamos, com este trabalho, ter contribuído para trazer à tona uma trajetória histórica da formação de professores, em serviço, nos cursos especiais de Licenciatura em Matemática na região central de Rondônia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-09-14T02:10:08Z No. of bitstreams: 1 LUCINALVA APARECIDA NEVES.pdf: 488242 bytes, checksum: 5319ff1918f4de41a77d20f8d7403032 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-09-14T02:11:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUCINALVA APARECIDA NEVES.pdf: 488242 bytes, checksum: 5319ff1918f4de41a77d20f8d7403032 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-09-14T02:11:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUCINALVA APARECIDA NEVES.pdf: 488242 bytes, checksum: 5319ff1918f4de41a77d20f8d7403032 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-14T02:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCINALVA APARECIDA NEVES.pdf: 488242 bytes, checksum: 5319ff1918f4de41a77d20f8d7403032 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação de Científica (PIBIC)pt_BR
dc.subjectPrograma Especial de Habilitação e Capacitação para professores Leigos (PROHACAP)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA formação de professores de matemática, em serviço, na região central de Rondônia: uma trajetória histórica permeada pela oralidade de testemunhas oculares (1992-2009)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCINALVA APARECIDA NEVES.pdfLucinalva Aparecida Neves476,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.