Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2728
Título: Redes sociais móveis no trabalho: antecedentes do uso e efeitos no desempenho organizacional de pequenas empresas
Autor(es): Jesus, Jomilson Queiros de
Palavras-chave: Redes sociais móveis
Desempenho organizacional
Pequenas empresas
Distração
Data do documento: 2017
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar em que medida o uso das redes sociais móveis por colaboradores impacta no desempenho organizacional das micro e pequenas empresas. O estudo seguiu os procedimentos metodológicos com a pesquisa survey, com a aplicação de questionário online confeccionado na plataforma (Google formulário). Para alcance do objetivo proposto foram realizadas uma survey piloto com colaboradores e gestores, estudantes do curso de administração e ciências contábeis da Universidade Federal de Rondônia campus de Vilhena e, posteriormente, a aplicação da survey completa para o teste do modelo estrutural. Os dados do questionário foram analisados com objetivo de confirmar as hipóteses de pesquisa e seu confronto com a literatura ou identificar novas informações, ainda não amparadas, por outros estudos. A abordagem foi aplicada a 89 pessoas sendo colaboradores e gestores das empresas ligadas as associações comerciais do Cone Sul de Rondônia. Para teste das hipóteses foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais, abordagem Partial Least Squares - PLS. Como resultado das sete hipóteses de pesquisa, seis foram confirmadas e os principais resultados assim definidos: O tamanho da rede é uma variável antecedente ao uso e impacta na frequência de uso; A flexibilidade organizacional contribui para a motivação do uso das redes no ambiente de trabalho; a distração no trabalho impacta negativamente no desempenho de processos. As hipóteses destacam a inter-relação entre os constructos, atribuída pelos colaboradores e gestores, e demonstra a necessidade por parte das organizações de investigações a fim de minimizar os impactos do acesso no desempenho organizacional.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2728
Aparece nas coleções:DAA/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2018 - Jomilson Queiros de Jesus.pdf828,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.