Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/273
Title: Um estudo sobre as influências do desenvolvimento local sustentável no APL do Maracujá do Distrito de Estrela de Rondônia
Authors: Almeida, Jarciley Rodrigues de
Keywords: Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Issue Date: 10-Dec-2008
Citation: ALMEIDA, Jarciley Rodrigues de. Um estudo sobre as influências do desenvolvimento local sustentável no APL do Maracujá do Distrito de Estrela de Rondônia. 2008. 26 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Abstract: Este trabalho estuda teoricamente os conceitos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e desenvolvimento local sustentável (DLS), com intuito de proporcionar, por meio desta cadeia, maior conhecimento sobre o assunto, correlacionando os fatores verificados com a realidade da localidade rural delimitada, o Arranjo Produtivo Local (APL) do maracujá, no distrito Estrela de Rondônia em Presidente Médici. Salienta-se a falta de estratégias para solucionar problemas referentes à renda, oportunidade de empregos e utilização de recursos naturais com visão voltada à conservação ambiental no distrito. Objetiva-se por meio do DLS identificar os benefícios que o APL do maracujá agrega a localidade. Neste cenário lança-se a questão: “O APL do maracujá pode ou não contribuir para o desenvolvimento local sustentável de Estrela de Rondônia?” Este estudo faz alusão ao DLS no APL sendo esta a justificativa para melhoras relacionadas à inclusão social por meio de geração de trabalho e renda como também a maximização dos indicadores de qualidade de vida dos pequenos e médios produtores rurais da localidade. Fazendo uso de bibliografias especializadas, levantamento documental, visita in loco, formulários semi-estruturado e destruturado aplicados em entrevista ao gerente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a 08 associados da Associação dos Agricultores Familiares do Igarapé Grande, procederam-se o confronto teórico conceitual com a realidade rural, vista ao desenvolvimento local sustentável, concluindo-se que no APL do maracujá há ações que contribuem com o DLS: economicamente, socialmente, porém, o fator ambiental vem gradativamente sendo acordado na consciência dos produtores rurais desta região.
Description: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Administração. Orientador: Profª. Ma. Estela Pitwak Rossoni.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/273
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Jarciley.pdf154,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.