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dc.contributor.authorMelo, Wander Scalfoni de-
dc.date.accessioned2019-10-10T22:36:01Z-
dc.date.available2019-10-10T22:36:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMELO, W. S. A música como fonte e ferramenta para o estudo de história. Trabalho apresentado à coordenação do curso de graduação em licenciatura em história do Campus de Rolim de Moura, da Federação Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Final de Curso II, sob a orientação da Profa. Dra. Adriane Pesoventopt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2737-
dc.descriptionTrabalho apresentado à coordenação do curso de graduação em licenciatura em história do Campus de Rolim de Moura, da Federação Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Final de Curso II, sob a orientação da Profa. Dra. Adriane Pesoventopt_BR
dc.description.abstractPensar a relação da Música com a História nos levou a reflexão, estudo e elaboração deste trabalho. Nele buscamos destacar e explicar algumas ligações que estas duas produções humanas têm uma com a outra. Coube também pensar as importâncias da Música para as pessoas e as relações que mantém em sociedade e como tais expressões culturais podem motivar estudos e investigações a partir dos métodos e critérios da História, e torna, em certa maneira, este próprio trabalho um estudo da Música pela ótica desta ciência. Aplicamos para as explicações os conceitos de Theodor Adorno em duas de suas obras Sobre música popular, traduzida em 1986; e Introdução a Sociologia da Música; em 2011. Além de outros autores como Marcos Napolitano (2002), Roger Chartier (1994) e J.J. de Moraes (1983). Perpassamos estes textos para no intuito de compreender e explicar parte das nuances envolvidas na abordagem da Música em um meio científico da área de humanas. O fato de as músicas serem produções sociais e trazerem estas questões em suas composições, nos fez buscar embasamento para tal estudo. O trabalho nos conduziu para algumas discussões sobre o conceito de Música Popular. Abordar esse conceito foi necessário para entender as particularidades das músicas a quais temos acesso hoje, as que são produzidas na atualidade. Pensamos o mercado musical em que estão inseridas, além de refletir sobre a Música como uma espécie de ação e reação humana, enquanto buscamos compreender como se estabelece as conexões entre estes conceitos na prática. Também foi delimitado o estudo às produções musicais brasileiras, mas sem fechar a proposta de abordagem histórica a estas, a fim de nos aproximar da pesquisa como possíveis personagens, fazendo jus a defesa do ser humano como ser histórico e agente da própria história. Por fim apresentamos duas músicas, com as quais pretendemos explorar possibilidades temáticas e indicar procedimentos operatórios na abordagem comum a um estudo de História.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-10T22:36:01Z No. of bitstreams: 1 A música como Fonte e Ferramenta para o estudo de História.pdf: 673817 bytes, checksum: d72b7d864c59071b832caf5fe02a8e1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-10T22:36:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A música como Fonte e Ferramenta para o estudo de História.pdf: 673817 bytes, checksum: d72b7d864c59071b832caf5fe02a8e1a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEstudo da históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA música como fonte e ferramenta para o estudo de históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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