Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/275
Title: Vantagens competitivas: um estudo de caso das micro e pequenas empresas em licitações, após o advento da Lei complementar nº123/2006
Authors: Souza, Wilson Lourenço de
Keywords: Licitação
Administração pública
Estratégia
Competitividade
Issue Date: 11-Dec-2008
Citation: SOUZA, Wilson Lourenço de. Vantagens competitivas: um estudo de caso das micro e pequenas empresas em licitações, após o advento da Lei complementar nº123/2006. 2008. 27 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Abstract: A Participação das micro e pequenas empresas nas licitações públicas após o advento da Lei Complementar nº 123/2006, passaram a ter tratamento diferenciado. Em face ao advento, a Administração Pública promove a valorização das micro e pequenas empresas, enquanto proporciona melhores benefícios na via da competitividade, importante para o desenvolvimento local e regional. As vantagens legais aumentam a capacidade das empresas licitantes e ensejam motivação por parte dos empresários em cobrar dos órgãos públicos o cumprimento de cláusulas que rendem desenvolvimento no País, haja vista que as micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras na atualidade. Reflexão sobre a vantagem competitiva requer pesquisa no eixo das Ciências Sociais Aplicadas à Administração, melhorando a competitividade enquanto aperfeiçoa a Tomada de Decisão que assegure o retorno esperado pelos micro e pequenos empresários licitantes. Este artigo aborda as vantagens competitivas em favor das referidas decisões no campo da competitividade. São tratados aqui três aspectos junto à população dos micros e pequenos empresários do município de Ji-Paraná: o novo critério de desempate adotado, o benefício fiscal e a garantia da Administração Pública; por amostragem dos que participam e dos que não participam de licitações. Verificando as percepções sobre os benefícios ora tratados e possíveis ajustes a estes, explanação sobre a forma pelas quais os benefícios estimulam a participação dos concorrentes interessados, tratando de forma interpretativa sobre o estado da matéria por meio de pesquisa de campo.
Description: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, como requisito para obtenção do Título de Bacharel em Administração de Empresas. Orientador Prof. Me. Flávio de São Pedro Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/275
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capa_do_Artigo.pdf16,59 kBAdobe PDFView/Open
ANEXOS.pdf49,3 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_WILSON_REVISTO_EM_18-11-08.pdf168,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.