Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2750
Título: Estudo do nível de conhecimento técnico dos produtores de frango tipo caipira sobre Salmonella spp. e salmonelose
Autor(es): Silva, Caoan Iuri de Brito
Palavras-chave: Toxinfecção alimentar
Salmonelose
Avicultura caipira
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, C. I. B. Estudo do nível de conhecimento técnico dos produtores de frango tipo caipira sobre Salmonella spp. e salmonelose. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
Resumo: A criação e comercialização de aves caipiras vem sendo explorada há muitos anos no Brasil, porém tangidas de forma arcaica por muitos produtores que desconhecem a existência de técnicas e normas a serem seguidas dentro dessas modalidades de criações. O presente estudo, teve por objetivo analisar o nível de conhecimento técnico dos produtores e comerciantes de aves caipiras sobre Salmonella spp. e salmonelose, uma vez que essas enterobactérias são consideradas umas das maiores causadoras de intoxicação alimentar no mundo, vinculadas a produtos de origem avícola. O estudo foi conduzido com uma entrevista transcrita de forma dinâmica, avaliando informações sobre o manejo com as aves, manejo no abate, forma de comercialização, cuidados relacionados a higiene na manipulação de alimentos de origem animal, conhecimento sobre doenças transmitidas por alimentos e o cenário comercial da avicultura caipira no município atualmente. Sendo possível observar, o despreparo e desconhecimento de boas práticas de higiênicas na manipulação de alimentos; negligências no preparo e acondicionamento das carcaças das aves, que são disponibilizadas aos consumidores representando possíveis riscos à saúde pública no município de Rolim de Moura, Rondônia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2750
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo do nível de conhecimento técnico dos produtores de frango tipo caipira sobre Salmonella.pdf798,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.