Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2752
Título: Estudo retrospectivo de neoplasmas cutâneos de origem mesenquimal diagnosticados no laboratório de histopatologia/UNIR
Autor(es): Westphal, Deyse Lorett
Palavras-chave: Oncologia
Mesenquimais
Pele
Cães
Data do documento: 2018
Citação: WESTPHAL, D. L. Estudo retrospectivo de neoplasmas cutâneos de origem mesenquimal diagnosticados no laboratório de histopatologia/UNIR. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Sandro de Vargas Schons.
Resumo: O levantamento epidemiológico das neoplasias mesenquimais cutâneas, faz-se necessário pelo número de animais que tem levado a óbito. Com o aumento na expectativa de vida dos cães, houve um aumento na casuística de neoplasias. A pele por ser um órgão exposto ao meio, fica mais sujeito a mutações celulares e desenvolvimento de neoplasias. Este estudo objetiva determinar as neoplasmas de pele em cães de origem celular mesenquimal diagnosticados no laboratório de histopatologia, durante o período de 2011 a 2018. Para alcançar tais objetivos foi realizado o levantamento dos laudos, diagnosticados como tumores de pele em cães e os dados foram avaliados idade, malignidade a frequência das neoplasias cutâneas. De um total de 205 protocolos analisados durante o período, 78 eram tumores neoplásicos, desses, 45 eram de pele e seus anexos. Os tumores de origem mesenquimal foram os mais frequente (42,2%). As principais neoplasmas mesenquimatosas diagnosticadas foram o linfoma, hemangioma e mastocitoma. Quanto a idade, um (01) era jovem, 29 adultos e 15 idosos. Demonstrando prevalência dos tumores cutâneos em cães adultos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr.Sandro de Vargas Schons.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2752
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.